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Tipo do documento: Dissertação
Título: O IDEB além da nossa conta: as relações político-pedagógicas entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a macroeconomia
Título(s) alternativo(s): IDEB más allá de nuestra cuenta: las relaciones político-pedagógicas entre el Índice de Desarrollo de la Educación Básica y la macroeconomia
Autor: Santos, Luciano Vasconcelos dos 
Primeiro orientador: Alvarenga, Márcia Soares de
Primeiro membro da banca: Molina, Helder
Segundo membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Terceiro membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Resumo: A pesquisa procurou, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ São Gonçalo, investigar as possíveis relações entre os principais instrumentos de política macroeconômica implementadas no Brasil, nos últimos vinte anos que compreendem os governos democraticamente eleitos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Luis Inacio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Vana Rousseff (2011-2014) e a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB. Que políticas macroeconômicas são essas e quais são seus elementos estruturantes? Em qual contexto de reformas econômicas e educacionais a criação do IDEB se insere? Quais são os protagonistas na formulação, no debate e na implementação das políticas econômicas e educacionais no período estudado? Quais as propostas de políticas públicas em educação implementadas no âmbito da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro tendo os resultados aferidos e projetados do IDEB como referência? Em tal processo de aproximação, utilizamo-nos do referencial teórico metodológico do materialismo histórico dialético, para analisar documentos, discursos, programas e legislações que evidenciaram nexos indissolúveis entre as mudanças que vêm ocorrendo na materialidade das relações capitalistas, as respostas encontradas pelo Capital para a reestabelecimento do seu padrão de lucro e acumulação pós-crise das políticas keynesianas, os processos de reformas estruturais no aparelho do Estado e as reformas educacionais vivenciadas no período. A opção política pela conciliação de classes, por parte do Partido dos Trabalhadores e de sua principal liderança, Lula da Silva, permitiu a continuidade da agenda econômica, mesmo que com inflexões periféricas, e fortaleceu a posição do empresariado na elaboração, no planejamento e na execução de importantes políticas educacionais. É neste cenário que a criação do IDEB e as iniciativas de avaliação de desempenho, emergem, e se articulam com o avanço mercantil sobre os eixos estruturantes do processo pedagógico: objetivos/avaliação, conteúdos/métodos, organização/gestão, colocando-os afinados às competências exigidas para a formação do indivíduo empregável em ambientes flexíveis e sob frágil regulação e proteção das suas condições de trabalho.
Abstract: La investigación buscó en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación - Procesos Formativos y Desigualdades Sociales de la Facultad de Formación Docente de la UERJ São Gonçalo, para investigar las posibles relaciones entre los principales instrumentos de política macroeconómica implementados en Brasil, en los últimos veinte años. Estos incluyen los gobiernos elegidos democráticamente de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Luis Inacio Lula da Silva (2003-2010) y Dilma Vana Rousseff (2011-2014) y la creación del Índice de Desarrollo de Educación Básica - IDEB. ¿Qué políticas macroeconómicas son estas y cuáles son sus elementos estructurantes? ¿En qué contexto de reformas económicas y educativas encaja la creación de IDEB? ¿Cuáles son los protagonistas en la formulación, debate e implementación de políticas económicas y educativas durante el período de estudio? ¿Cuáles son las propuestas de políticas públicas sobre educación implementadas dentro de la red de escuelas estatales de Río de Janeiro que tienen como referencia los resultados de referencia y proyección del IDEB? En este proceso de aproximación, utilizamos el marco teórico metodológico del materialismo histórico dialéctico, para analizar documentos, discursos, programas y legislaciones que mostraron vínculos indisolubles entre los cambios que han tenido lugar en la materialidad de las relaciones capitalistas, las respuestas encontradas por Capital para restablecimiento de su patrón de ganancias y acumulación de políticas keynesianas después de la crisis, los procesos de reforma estructural en el aparato estatal y las reformas educativas experimentadas en el período. La opción política para la conciliación de clase del Partido de los Trabajadores y su liderazgo principal, Lula da Silva, permitió que la agenda económica continuara, incluso con inflexiones periféricas, y fortaleció la posición de la comunidad empresarial en la elaboración, planificación y implementación de importantes políticas educativas. Es en este escenario que la creación de IDEB y las iniciativas de evaluación del desempeño emergen y se articulan con el avance comercial en los ejes estructurantes del proceso pedagógico: objetivos / evaluación, contenidos / métodos, organización / gestión, poniéndolos en sintonía con habilidades requeridas para capacitar al individuo "empleable" en entornos "flexibles" y bajo una frágil regulación y protección de sus condiciones de trabajo.
Palavras-chave: Relación entre economía y educación
Relación entre macroeconomía e IDEB
Reforma de gestión
GIDE
Relação entre economia e educação
Relação entre macroeconomia e IDEB
Reforma Gerencial
GIDE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SANTOS, Luciano Vasconcelos dos. O IDEB além da nossa conta: as relações político-pedagógicas entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a macroeconomia. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9915
Data de defesa: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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