Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9916
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diariando trajetórias e encontros na sala de recursos multifuncionais: uma experiência formativa
Título(s) alternativo(s): Diario de trayectorias y encuentros en la sala de recursos multifunción: una experiencia formativa
Autor: Monteiro, Raquel Rosa Reis 
Primeiro orientador: Ribetto, Anelice Astrid
Primeiro membro da banca: Kaplan, Carina Viviana
Segundo membro da banca: Alves, Bruna Molisani Ferreira
Terceiro membro da banca: Vianna, Márcia Marin
Resumo: A presente composição trata-se de um conjunto de reflexões que ensaiam experiências atravessadas por relações de alteridade a partir de encontros e conversas produzidas com estudantes adolescentes, pais, professores e funcionários na Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola básica do município de São Gonçalo. Composta pela aposta de uma política de escritas diarísticas que, como processo, emerge de uma trajetória de formação na docência, surge o problema de investigação que nos movimentou: como conversar com estudantes que encarnam outras formas de existir? Valendo-nos de abordagens metodológicas que nos possibilitaram conversas e produção de linguagens outras cartografadas na Sala de Recursos Multifuncionais, esta pesquisa também tensionou o engendramento de políticas que se materializam na educação vinculadas a lógica da norma que encarnando discurso da incompletude nomeiam estudantes considerados com deficiência . Ressalta-se, todavia, que neste trabalho não desconsideramos a importância das políticas públicas na concentração de expressivos esforços para a consolidação da escolarização de todas as pessoas, mas nos perguntamos sobre seus efeitos nas relações educativas com trajetórias que não se pautam pela norma nem por caminhos lineares. Assim, a possibilidade de produção de uma relação educativa outra, é ensaiada neste texto por meio de encontros mediados por múltiplas linguagens: musicais, poéticas, passeantes, numa perspectiva expressa como desejo de narrar acontecimentos educativos guiados por uma dimensão mais ética que ganha força no gesto de conversar e estar juntos nas experiências formativas que se constroem justamente na/pela diferença. Na via de narrar e produzir encontros há ainda ressonâncias nessa composição para pensar a própria trajetória de formação que se trata de um caminhar produzido com/entre outros implicacionalmente num plano enunciado por trajetórias e educares simultaneamente produzidos de forma não-linear e que (trans) forma e forma caminhos singulares/ plurais/ coletivos entre professores, estudantes e qualquer um na vida potencializada, poetizada e reiventada na escola básica.
Abstract: Esta composición es un conjunto de reflexiones que ensayan experiencias cruzadas por relaciones de alteridad a partir de reuniones y conversaciones producidas con estudiantes adolescentes, padres, maestros y personal en la Sala de Recursos Multifuncionales de una escuela básica en São Gonçalo. Compuesto por la apuesta de una política de escritura diarística que, como proceso, surge de una trayectoria de formación docente, surge el problema de investigación que surgió: ¿cómo hablar con los estudiantes que tienen otras formas de existir? Utilizando enfoques metodológicos que nos permitieron hablar y mapear otros idiomas mapeados en la Sala de Recursos Multifuncionales, esta investigación también tensó la creación de políticas que se materializan en la educación vinculadas a la lógica de la norma que incorpora el discurso de incompletud a los estudiantes considerados "discapacitados". Sin embargo, es digno de mención que en este documento no ignoramos la importancia de las políticas públicas en la concentración de esfuerzos significativos para consolidar la educación de todas las personas, sino que preguntamos sobre sus efectos en las relaciones educativas con trayectorias que no están guiadas por la norma o por caminos lineales. Por lo tanto, la posibilidad de producir otra relación educativa se ensaya en este texto a través de encuentros mediados por múltiples idiomas: musicales, poéticos, de paseo, en una perspectiva expresada como un deseo de narrar eventos educativos guiados por una dimensión más ética que gana fuerza en el proceso. gesto de hablar y estar juntos en las experiencias formativas que se construyen precisamente sobre / por la diferencia. En la forma de narrar y producir encuentros todavía hay resonancias en esta composición para pensar en la trayectoria misma de formación que es una caminata producida con / entre otros de manera implicativa en un plan enunciado por trayectorias y educadores producidos simultáneamente de manera no lineal y eso (trans) Forma y forma caminos singulares / plurales / colectivos entre docentes, estudiantes y cualquier persona en la vida potencializada, poetizada y reinventada en la escuela primaria.
Palavras-chave: Educación inclusiva
Educación especial
Trayectorias
Sala de recursos multifuncionales
Cartografía
Educação inclusiva
Educação especial
Trajetórias
Sala de recursos multifuncionais
Cartografia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MONTEIRO, Raquel Rosa Reis. Diariando trajetórias e encontros na sala de recursos multifuncionais: uma experiência formativa. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9916
Data de defesa: 17-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DissertacaoRaquel Reis.pdf1,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.