Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9917
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O movimento de ocupação escolar no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC): com a vez os estudantes |
Título(s) alternativo(s): | El movimiento de ocupación escolar en Instituto de Educación Profesor Ismael Coutinho (IEPIC): con la vez, los estudiantes |
Autor: | Machado, Rejane Dias Corrêa |
Primeiro orientador: | Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Fetzner, Andréa Rosana |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará |
Terceiro membro da banca: | Araújo, Mairce da Silva |
Resumo: | Essa dissertação investigou a participação dos estudantes do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho durante o movimento de ocupação ocorrido no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2016. A pesquisa ouviu depoimentos e experiências dos discentes dessa instituição que foi a primeira a aderir ao movimento na cidade de Niterói. O trabalho de investigação se pautou na participação de atividades ao longo do processo de ocupação e analisou entrevistas realizadas com alunos do lócus de investigação. O estudo teve como objetivo discutir o olhar desses sujeitos sobre o movimento de ocupação. A pesquisa apontou a importância do papel formativo no movimento estudantil para a ampliação do diálogo e participação docente nos espaços escolares, diálogo apresentado por Mikhail Bakhtin. O estudo sobre o contexto político que envolveu a greve dos profissionais de educação ao longo das ocupações de escolas possibilitou a compreensão das lutas dos estudantes. A voz do grupo de entrevistados permitiu a construção de um trabalho que atravessa as relações pessoais, políticas e pedagógicas durante o movimento, as expectativas estudantis sobre o projeto de educação pública e gratuita ofertada pelo Estado que eles desejam. Apresentar a visão dos atores da ocupação permitiu avaliar o sentido de uma educação libertadora e democrática, como defendeu Paulo Freire. |
Abstract: | Esta disertación investigó la participación de los estudiantes del Instituto de Educação Profesor Ismael Coutinho durante el movimiento de ocupación que ocurrió en el Estado de Río de Janeiro en el año 2016. La investigación ha escuchado testimonios y experiencias de los discentes de esa institución que fue la primera a formar parte del movimiento en la ciudad de Niterói. El trabajo de investigación se basó en la participación de actividades a lo largo del proceso de ocupación y analizó entrevistas que se realizaron a alumnos del locus de investigación. El estudio tuvo como objetivo discutir la mirada de esos sujetos sobre el movimiento de ocupación. La investigación apuntó la importancia del papel formativo en el movimiento estudiantil para la ampliación del diálogo y participación docente en los espacios escolares, diálogo presentado en Mikhail Bakhtin. El estudio acerca del contexto político que envolvió a la huelga de los profesionales de educación a lo largo de las ocupaciones de las escuelas posibilitó la comprensión de las luchas de los estudiantes .La voz del grupo de entrevistados permitió la construcción de un trabajo que atraviesa las relaciones personales, políticas e pedagógicas durante el movimiento, las expectativas estudiantiles acerca del proyecto de educación pública y gratuita que desean a ser ofrecida por el Estado. Presentar la visión de los actores de las ocupaciones permitió evaluar el sentido de una educación libertadora y democrática, así como defendió Paulo Freire. |
Palavras-chave: | Movimiento Estudiantil Ocupación de Escuelas Participación discente Movimento Estudantil Ocupação de escolas Movimento de ocupação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | MACHADO, Rejane Dias Corrêa. O movimento de ocupação escolar no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC): com a vez os estudantes. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9917 |
Data de defesa: | 27-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Rejane Machado.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.