Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9918
Tipo do documento: Dissertação
Título: O curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ a partir de narrativas de formação de professoras das infâncias
Título(s) alternativo(s): The Pedagogy course of Teachers Formation College of UERJ from narratives of formation s childhood teachers
Autor: Mattos, Priscilla Gomes Guilles 
Primeiro orientador: Tavares, Maria Tereza Goudard
Primeiro membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Segundo membro da banca: Souza, Elizeu Clementino de
Terceiro membro da banca: Ribetto, Anelice Astrid
Resumo: A presente investigação insere-se no campo de estudos e pesquisas que buscam compreender e aprofundar o processo de formação de professores, mais especificamente o processo de universitarização de professores da Educação Básica no país, tendo como contexto de investigação o curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa objetivou investigar, a partir das narrativas de formação de quatro docentes formadas no curso de Pedagogia da FFP/UERJ, seus processos de universitarização, intentando compreender como a formação curricular proporcionada pelo curso de Pedagogia em tela contribuiu para a sua formação e inserção profissional como professora das infâncias. No desenvolvimento teórico-metodológico da pesquisa, procuramos realizar um estudo qualitativo a partir das trajetórias de quatro professoras das infâncias, o que proporcionou a possibilidade de investigar de forma mais compreensiva o campo de estudos delimitado: o processo de universitarização de docentes formadas pelo curso de Pedagogia da FFP/UERJ. Nesse contexto epistemológico, optamos pela pesquisa narrativa, por possibilitar às interlocutoras da investigação reconstruir suas narrativas (auto)biográficas de formação, por meio de um movimento reflexivo de momentos e contextos marcantes do processo de formação em nível superior. O processo de produção de dados constituiu-se com procedimentos metodológicos plurais, especialmente por meio de conversas/entrevistas e análise documental, procedimentos políticos e epistêmicos que possibilitaram acessar, de maneira maiscuidada e sensível, informações relevantes concernentes às experiências acadêmicas das interlocutoras, sem perder o foco do campo e dos objetivos do estudo. Entendemos que,por essa pesquisa, as professoras participantes socializaram as suas narrativas, seu processo de universitarização, as concepções que fazem do curso e as contribuições do mesmo em sua prática docente, tornando suas experiências de universitarização um lócus de suspeição, de problematização e aprofundamento, especialmente para todos aqueles que pensam a formação inicial e contínua de professores das infâncias no Brasil.
Abstract: This present investigation belongs to the field of study and work that try to understand and deep the process of teachers formation, but in special the process of universalization of teachers education in a basic education in our country, having like context of investigation the course of pedagogy of College of Graduation of Teachers from State of Rio de Janeiro University. The study on screen has like the objective investigate mainly the facts of formation of four teachers graduated in Pedagogy course from FFP/UERJ, their processes of universalization, intending to understand how a curricular formation gave by the Pedagogy course on screen contributed for their formation and insertion in the professional field as teacher of childhoods. In the developing theoretical-methodological of study, we tried carry out a quantitative study with participative character that gave us the possibility of investigate the form more comprehensible the delimited field of studies: The process of universalization of teachers graduated by the Pedagogy course from FFP/UERJ. In this epistemological context, we chose by the narrative study, because give the possibility to the interlocutors of investigation rebuild their narrative (own) biographic of formation through of a reflexive movement of moments and strong context of process of formation in Superior Level. The process of production of information formed themselves through of methodological proceedings plural, especially through conversations, interviews and documental study, politic and epistemic proceedings that allowed us understand from a way more specific and sensible relevant information about the interlocutors academic experiences without losing the focus on the field and on the objectives of study. We understand that through this study, the participants-teachers socialize their narrative, their process of universalization, the conception that do of course and the contributions of the same in the teacher s practice, become their experience of universalization a locus of suspicion, of problematizationand deepening, especially for all that think of initial and continuous formation of teachers of childhoods in Brazil.
Palavras-chave: Narrative Study
Formation of Teacher of Childhoods
Universalization
Narrative of Formation
Course of Pedagogy of FFP/UERJ
Pesquisa Narrativa
Formação de Professoras das Infâncias
Universitarização
Narrativa de Formação
Curso de Pedagogia da FFP/UERJ
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MATTOS, Priscilla Gomes Guilles. O curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ a partir de narrativas de formação de professoras das infâncias. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9918
Data de defesa: 20-Jun-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Priscilla Guilles.pdf537,97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.