Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9919
Tipo do documento: Dissertação
Título: A questão cultural enquanto formação humana: investigando os interesses em disputa nas políticas culturais da cidade de São Gonçalo
A questão cultural enquanto formação humana: investigando os interesses em disputa nas políticas culturais da cidade de São Gonçalo
Título(s) alternativo(s): The cultural matter for the human formation: investigating the interests in disputes in the cultural policies of the city in São Gonçalo
The cultural matter for the human formation: investigating the interests in disputes in the cultural policies of the city in São Gonçalo
Autor: Ribeiro, Ladyane Gago 
Primeiro orientador: Tavares, Maria Tereza Goudard
Primeiro membro da banca: Alvarenga, Márcia Soares de
Segundo membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Terceiro membro da banca: Monteiro, Aloísio Jorge de Jesus
Resumo: A presente dissertação para o Mestrado em Educação da UERJ/FFP intenciona apresentar a questão cultural enquanto formação humana, buscando, assim, compreender a intrínseca relação entre a conjuntura histórico-social universal e a formação cultural gonçalense, e sua implicação na formulação de Políticas Públicas de Cultura no município de São Gonçalo. Na construção da pesquisa foi necessário, primeiramente, investigar e conceituar os sentidos ideológicos das palavras cultura e política, que contribuísse para fundamentar o pressuposto dos interesses em disputa que atravessam a formulação das políticas públicas, tendo como referencial a perspectiva gramsciana. Delimitamos a pesquisa empírica no cenário da IV Conferência Municipal de Cultura em São Gonçalo, por se tratar de um dos mecanismos de controle social que congrega a participação do Estado (no sentido estrito) e da sociedade civil, situando essa relação na perspectiva gramsciana em contraposição a perspectiva neoliberal. Através das falas dos cinco entrevistados, dos documentos e dos bastidores do cenário conferencista, foi possível visualizar as possibilidades e limites inerentes a formação humana gonçalense. Sem ter a pretensão de esgotar uma temática tão complexa e abrangente, a produção dissertativa objetiva avançar no debate da questão cultural enquanto uma das ferramentas na disputa por um projeto societário contra-hegemônico.
Abstract: This piece of work for the Masters Degree in Education of UERJ / FFP intends to present the importance of the cultural matter for the human formation, trying to understand the intrinsic relation between the social historical juncture and the cultural formation in São Gonçalo, and their implications for the development of Cultural Political Policies in São Gonçalo County. Firstly, it was necessary to investigate and conceptualize the ideological meaning of the words policy and culture, in order that they could contribute and support the interests in dispute that underlies the Public Policy creation without forgetting the gramscian perspective. The empirical research was defined having as a background the IV Cultural Conference of São Gonçalo because it is one of the mechanisms of social control, which brings the State participation (in the strict sense) and civil society together, placing that relationship in the gramscian perspective in opposition to the neoliberal perspective. Through the speech of five interviewed people, the documents and the conference scenario, it was possible to visualize the possibilities and limits that characterize the human formation in São Gonçalo. The present piece of work has not as an aim to extinguish this so complex and wide question, but to advance in the debate about the cultural matter since it represents a tool in the dispute for an anti- hegemonic social project.
Palavras-chave: Cultural Matter
Human Formation
Dispute Interests
Cultural Public Policy
Questão cultural
Formação humana
Interesses em disputa
Política pública de cultura
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: RIBEIRO, Ladyane Gago. A questão cultural enquanto formação humana: investigando os interesses em disputa nas políticas culturais da cidade de São Gonçalo. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9919
Data de defesa: 18-Abr-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Completa Consolidada No TEDLine - Ladyane.pdf961,98 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.