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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desigualdades sociais nas concepções dos professores e estudantes do PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina-PE
Título(s) alternativo(s): Social inequalities within the conceptions of the PROEJA's teachers and students at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina-PE
Autor: Lima, Marcia Araújo Ribeiro 
Primeiro orientador: Alvarenga, Márcia Soares de
Primeiro membro da banca: Paiva, Jane
Segundo membro da banca: Oliveira, Edna Castro de
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada no IFSERTÃO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano a respeito das desigualdades sociais nas concepções dos professores e estudantes do PROEJA. Teve como objetivo analisar e compreender os sentidos produzidos pelos sujeitos da pesquisa sobre as desigualdades sociais e suas perspectivas de superação, considerando seu histórico e seus aspectos atuais. Foi organizado epistemologicamente numa abordagem de pesquisa qualitativa a partir do ponto de vista metodológico do estudo de caso do tipo descritivo e analítico com entrevistas e análise do documento Base do Programa institucionalizado pelo MEC, buscando identificar as aproximações ou distanciamentos entre as concepções dos entrevistados com a proposta do material institucional no que diz respeito às perspectivas de superação das desigualdades no contexto da EJA. O problema da pesquisa foi formulado mediante o seguinte questionamento: Como as desigualdades sociais se apresentam nas concepções dos professores e estudantes do programa e quais suas perspectivas de superação? Para estudo do problema, procedeu-se à imersão no campo empírico da pesquisa com abordagens e utilização de um roteiro de entrevistas previamente formulado, incluiu-se a leitura flutuante do material coletado e as vozes dos entrevistados foram gravadas, transcritas, lidas e analisadas, buscando a captação do sentido atribuído pelos sujeitos a respeito das desigualdades sociais. Mediante essa trajetória, identificou-se, nas concepções dos sujeitos da pesquisa, que o trabalho se apresenta como centralidade no que se refere às manifestações das desigualdades sociais no contexto da EJA/PROEJA, bem como suas diferentes feições na lógica do sistema capitalista no que se refere a educar para a empregabilidade atendendo às exigências do capital. Assim, considerando que, historicamente, a EJA é uma modalidade de ensino que vem sendo ofertada para sujeitos que tiveram seus percursos escolares interrompidos pela condição de trabalhadores, esse tema se configura como estudo de grande relevância no contexto das políticas de Educação de Jovens e Adultos trabalhadores.
Abstract: This work submit for consideration results from a research carried through IFSERTÃO-PERNAMBUCO to find out the social inequalities within the conception of the PROEJA Steachers and students. It had in view to analyze and catch the senses brought about by the subjects of the research focused on social inequalities and how to overcome the perspectives taking into consideration their history and aspects immediate interest. It was accomplished within a epistemological approach to a qualitative research that had its origin in methodological case study, that is, the descriptive and analytic one with interviews and analyze of the document called Program Base established by MEC, searching to identify approaches or dismissals between the interviewers conceptions and the institutional material concerning the perspectives to surpass the social inequalities in the EJA's context. The problem of the research was conceived through the following question: How do the social inequalities come to mind of teachers and students of the program and what are the perspectives to overcome them? For studying the question, they immerged into the empiric field of the research using approaches and an interview guide-book previously formulated,including the floating reading of the collected material and the interviewers voices were recorded, transcribed, read and analyzed, searching, this way, to catch the meaning realized by the subjects concerning the social inequalities. Through this itinerary, they could identify in the conceptions of the research subjects that the work shows up like the centralness of the manifestations of the social inequalities within the context of EJA/PROEJA, as well as their different features according to the capitalist system logic to educate in order to attend employment and demands of capital. Thus, we can say that EJA is historically a way of teaching offered to subjects that had their school trajectory discontinued by their condition of workers. So, we can jump to conclusions and say that this theme shows up like an outstanding study in the context of the policies of Young and Adult Workers Education.
Palavras-chave: Social inequalities
Policies
PROEJA
EJA
Desigualdades sociais
Políticas
PROEJA
EJA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: LIMA, Marcia Araújo Ribeiro. Desigualdades sociais nas concepções dos professores e estudantes do PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina-PE. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9920
Data de defesa: 14-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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