Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9931
Tipo do documento: Dissertação
Título: O post que é pista: análise crítica em blogs de professores de História
Título(s) alternativo(s): The post which is track: senses of time and history education blogs for teachers
Autor: Domingues, Ana Beatriz da Silva 
Primeiro orientador: Guimarães, Glaucia Campos
Primeiro membro da banca: Anhorn, Carmen Teresa Gabriel
Segundo membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Resumo: A popularização da Internet nos últimos anos é parte de diversas transformações no âmbito das comunicações humanas. Essas transformações também estão presentes na educação; e tanto instituições como seus profissionais vem buscando se atualizar em relações às inovações técnicas dos últimos tempos. Professores de História também integram esse quadro e foi percebida a presença de inúmeros deles na rede mundial de computadores. Uma dessas expressões se dá através da criação de blogs pessoais. Entendendo a utilização desta ferramenta como potencial para diversas reconfigurações na educação, esta pesquisa investigou como professores de História constroem suas práticas pedagógicas na rede. Para fundamentar a reflexão teórico-metodológica, foram utilizadas algumas das produções de Walter Benjamin, Guy Debord, Eni Orlandi e Norman Fairclough. Como metodologia de pesquisa, foi realizado um mapeamento de 122 blogs de professores de História da Educação Básica. Buscando um diálogo com o chamado método das constelações de Walter Benjamin (2006), foi construída uma constelação com os blogs mapeados e posteriormente, desenvolvida uma análise com contribuições da Análise Crítica do Discurso.
Abstract: The popularization of the Internet in recent years is part of several changes in the sphere of human communication. These changes are also present in education; and both institutions and their professionals have sought to upgrade in relation to the technical innovations of recent times. History Teachers also integrate this framework and the presence of many of them was perceived in the world wide web. One of these expressions can be observed in the creation of personal blogs. Understanding the use of this tool as potential for various reconfigurations in education, this research investigated how the pedagogical discourse of history teachers is configured in their respective blogs. To do so, the senses of time, the construction of history, relationship with historical sources, communication channels between users, among other aspects were investigated. To substantiate the theoretical and methodological reflection, we made use of the productions of Walter Benjamin, Guy Debord, Eni Orlandi and Norman Fairclough. As a research methodology, a mapping of 122 blogs of history teachers from Basic Education was held. Seeking a dialogue with the so called "method of constellations" of Walter Benjamin (2006), a constellation with the mapped blogs was built. Thereafter, an analysis with the contributions of discourse analysis and a pedagogical discourse about the history teacher was developed; Hilighting also the observation on the treatment of the images on the web pages investigated.
Palavras-chave: Discourse
Blogs
Teachers
History
TICs
Blogs
Professores
História
Educação Inovações tecnológicas
Tecnologia da - Informação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: DOMINGUES, Ana Beatriz da Silva. O post que é pista: análise crítica em blogs de professores de História. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9931
Data de defesa: 9-Mai-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Ana Beatriz.pdf3,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.