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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9932
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A construção identitária de uma professora negra: buscando pistas para construir práticas pedagógicas antirracistas no cotidiano escolar |
Título(s) alternativo(s): | The identity building a black teacher: seeking to build trails antiracist educational practices in school everyday |
Autor: | Silva, Luciana Santiago da ![]() |
Primeiro orientador: | Araújo, Mairce da Silva |
Primeiro membro da banca: | Gusmão, Neusa Maria Mendes de |
Segundo membro da banca: | Jesus, Regina de Fátima de |
Terceiro membro da banca: | Santos, Renato Emerson Nascimento dos |
Resumo: | A dissertação em tela é fruto dos questionamentos sobre minha construção identitária como professora negra e dos embates vividos no cotidiano sobre as relações etnicorraciais e educação. Compreendo que a discussão sobre relações etnicorraciais no cotidiano escolar é fundamental na sociedade brasileira. Uma sociedade marcada historicamente por desigualdades e exclusões embasadas por mitos e teorias racialistas do século XIX (MUNANGA, 1999). Por muito tempo, essas teorias atestaram a inferioridade dos indivíduos negros e a primitividade de suas culturas, legitimando a situação de racismo e discriminação sofrida pelo povo negro brasileiro (RODRIGUES, 2006). Por compreender que a temática das relações etnicorraciais não tem sido, por vezes, contemplada no primeiro segmento do Ensino Fundamental (SOUZA; CROZO, 2006) é que tenho por objetivos centrais: refletir sobre meu processo de construção identitária e compreender melhor os limites e as possibilidades de minhas contribuições, como professora negra, para a construção da identidade etnicorracial de alunos/as do primeiro segmento do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de São Gonçalo. Para tal discussão alicerço me em autores/as tais como: Jesus (2004), Gomes (2006) e Cunha Jr (2010). Assim, compreendo que a pesquisa possibilitou me refletir sobre a construção de minha identidade etnicorracial levando me a descoberta de um nós , de uma coletividade que propiciou a construção de algumas práticas pedagógicas que eu poderia reconhecer como micro ações afirmativas, propostas que revelam tanto os desafios, quanto a fertilidade da construção de uma educação antirracista. |
Abstract: | A dissertation on the screen is the result of questions about my identity construction as a black teacher and lived in daily clashes on relations etnicorraciais and education. I understand that the discussion about the relationship etnicorraciais in school life is essential in Brazilian society. A society marked by inequalities and exclusions historically backed up by myths and racialist theories of the nineteenth century (Munanga, 1999). For a long time, these theories attest the inferiority of blacks and primitiveness of their cultures, legitimizing the situation of racism and discrimination suffered by black people Brazilian (RODRIGUES, 2006). By understanding that the topic of relationships etnicorraciais has been sometimes comtemplada the first segment of Elementary Education (SOUZA; CROZO, 2006) is that I have for main objectives: to reflect on my process of identity construction and better understand the limits and possibilities for my contributions as black teacher, for the construction of identity etnicorracial students / the first segment of the elementary school in a public school in São Gonçalo. For this discussion alicerço me on authors / as such as Jesus (2004), Gomes (2006) and Cunha Jr. (2010). So, I understand that research allowed me to reflect on the construction of my identity etnicorracial leading me to the discovery of a "we", a group that led to the construction of some pedagogical practices that I could recognize as micro affirmative action, proposals reveal both challenges, as the fertility of building a antiracist education. |
Palavras-chave: | Relations etnicorraciais Black identity Micro affirmative action Shool Routine Relações etnicorraciais Identidade negra Micro ações afirmativas Cotidiano Escolar Educação Relações étnicas Educação Relações étnicas Educação Relações étnicas Educação Relações étnicas Educação Relações étnicas Educação Relações étnicas Cotidiano escolar Programas de ação afirmativa |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | SILVA, Luciana Santiago da. A construção identitária de uma professora negra: buscando pistas para construir práticas pedagógicas antirracistas no cotidiano escolar. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9932 |
Data de defesa: | 19-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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