Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9933
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar
Título(s) alternativo(s): Political meanings of language in Youth and Adults: tension between orality and literacy in schools
Autor: Garcia, Marcela Parmanhane Guimarães 
Primeiro orientador: Alvarenga, Márcia Soares de
Primeiro membro da banca: Goulart, Cecília Maria Aldigueri
Segundo membro da banca: Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes
Terceiro membro da banca: Guimarães, Glaucia Campos
Resumo: O presente trabalho busca refletir sobre os sentidos políticos e ideológicos da linguagem oral e escrita na Educação de Jovens e Adultos. A escolha pelo tema advém da trajetória acadêmica da autora e sua vontade de compreender, através de estudo teórico e pesquisa empírica, os sentidos atribuídos à relação entre oralidade e escrita na alfabetização de jovens e adultos. O trabalho tem como objetivo analisar, à luz dos autores que compõem o referencial teórico da pesquisa, tensionamentos entre oralidade e escrita como problema que enlaça linguagem e ideologia no contexto da escolarização da EJA. Foi realizado, como pesquisa de campo, oficinas pedagógicas para duas turmas do primeiro segmento da referida modalidade, assim como entrevista dialogada com as professoras das turmas participantes da pesquisa. A dissertação tem, como principais resultados, reflexões acerca da linguagem como representação de enunciação em seu sentido político, ideológico e vivencial, como também compreensão sobre as práticas pedagógicas docentes no que tange à mediação entre oralidade e escrita em sala de aula.
Abstract: This paper seeks to reflect on the political and ideological meanings of oral and written language in Youth and Adult Education.The choice of theme comes from the author's academic career and his desire to understand, through theoretical and empirical research, the meanings attributed to the relationship between orality and writing in literacy for youth and adults.The work aims to analyze, in the light of the authors who make up the theoretical research, tensions between orality and writing as a problem that connects language and ideology in the context of schooling in the EJA.We perform as field research, teaching workshops for two classes of the first segment of that approach, as well as interviews with teachers dialogued of the study participants classes. The dissertation has as main results, reflections on language as a representation of enunciation in its political, ideological and experiential sense, but also understanding of the teachers teaching practices regarding the mediation between orality and literacy in the classroom.
Palavras-chave: Language
Ideology
Orality and Literacy
Youth and Adults Education
Linguagem
Ideologia
Oralidade e Escrita
Educação de Jovens e Adultos
Educação de jovens e adultos
Comunicação oral
Comunicação escrita
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: GARCIA, Marcela Parmanhane Guimarães. Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9933
Data de defesa: 26-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Marcela Parmanhane.pdf3,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.