Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9935
Tipo do documento: Dissertação
Título: Não emudecer o gesto nos/dos/com os cotidianos da Educação de Jovens e Adultos: corporeidade e dança nos currículos pensadospraticados
Título(s) alternativo(s): No enmudecer el gesto en las/de las/con las cotidianidades de la Educación de Jóvenes y Adultos: corporeidad y danza en los currículos pensadospracticados
Autor: Simão, Jalmiris Regina Oliveira Reis 
Primeiro orientador: Oliveira, Inês Barbosa de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Rosa Malena de Araújo
Segundo membro da banca: Alvarenga, Márcia Soares de
Terceiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o sentirpensar nos processos de tessitura do conhecimento nos/dos/com os cotidianos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal José Maria dos Mares Guia, por meio da investigação de práticas educativas de corporeidade e dança efetivadas no Projeto Let s Dance, durante oito anos. Assim, objetivou verificar a contribuição destas experiências para a saída das carteiras escolares, onde os indivíduos são encerrados de modo prejudicial à experimentação de ações que propiciem sua formação ampla e a emancipação social. Encontrou nessas experiências elementos que possibilitaram a identificação de traços de uma educação formalista, oferecida como compensatória, onde se elegem conteúdos a serem desenvolvidos nos quais a linguagem corporal dos sujeitos é emudecida, numa cultura de repressão ao movimento e tentativa de adestramento das emoções.
Abstract: Esta investigación buscó comprender el sentir/pensar en los procesos deconstrucción del conocimiento en las/de las/con las cotidianidades de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) de la Escuela Municipal José Maria dos Mares Guia, por medio de la investigación de prácticas educativas sobre la corporeidad y la danza llevadas a cabo en el Proyecto Let's Dance, durante ocho años. De esta manera, tuvo como objetivo verificar la contribución de estas experiencias para la salida de los bancos de la escuela, donde los individuos son "encerrados" de modo perjudicial a la experimentación de acciones que propicien su amplia formación y la emancipación social. En esas experiencias, la autora encontró elementos que posibilitan la superación de los trazos de una educación formalista, ofrecida como compensatoria, donde se seleccionan contenidos que serán desarrollados y en los cuales el lenguaje corporal de los sujetos es enmudecido, en una cultura de represión del movimiento e intento de adiestramiento de las emociones.
Palavras-chave: Projeto Let s Dance
Educación de Jóvenes y Adultos
Currículo
Cotidianidad Escolar
Corporeidad y Danza.
Projeto Let s Dance
Educação de Jovens e Adultos
Currículo
Cotidiano Escolar
Corporeidade e Dança
Educação de jovens e adultos
Dança na educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SIMÃO, Jalmiris Regina Oliveira Reis. Não emudecer o gesto nos/dos/com os cotidianos da Educação de Jovens e Adultos: corporeidade e dança nos currículos pensadospraticados. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9935
Data de defesa: 20-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Jalmiris.pdf3,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.