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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9936
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Processos comunicacionais contra hegemônicos e direito à educação em São Gonçalo nas vozes de movimentos sociais populares |
Autor: | Coutinho, Natália Fraga ![]() |
Primeiro orientador: | Alvarenga, Márcia Soares de |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Glaucia Campos |
Segundo membro da banca: | Pereira, José Valter |
Resumo: | Nesta dissertação temos como foco de investigação os processos comunicacionais que articulam as ações e lutas de movimentos sociais populares, atuantes no município de São Gonçalo, cidade de periferia urbana, localizada no leste metropolitano do Rio de Janeiro. Através dos meios de comunicação e mídias, produzidos e ou apropriados por alguns movimentos listados, especialmente em se tratando de associações de moradores e amigos de bairro, buscamos pistas sobre como o direito à educação vem sendo implementado no município. Para tanto, temos como fonte documental a Lei N°056/2006 que implantou o Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (PME SG), estabelecido para o decênio 2006 2016, os Planos Nacionais de Educação (2000 e 2011), entre outros documentos legislativos que direcionam a garantia desse direito. Do ponto de vista metodológico, fazemos um levantamento das associações de moradores e amigos de bairro do município, e dos meios de comunicação e mídias utilizados por esses movimentos em suas lutas relativas ao direito à educação de qualidade social, tais como: ofícios, cartazes, jornais comunitários, blogs, sites, etc. Compreendemos que abordar tais meios produzidos pelos movimentos sociais populares de São Gonçalo, tendo os, como mecanismo contra hegemônico de luta política, significa também, recuperar a vigência do popular nos estudos históricos, resituando o lugar do popular como parte da memória na constituição do processo histórico pelos movimentos sociais nas lutas pelo direito à educação. |
Abstract: | The focus of this dissertation is an investigation about the communications processes that articulate actions and struggles of some popular social movements present on county of São Gonçalo, a peripheric urban city, located on east of Rio de Janeiro. Through the media, produced and/or appropriate by some movements listed, especially treating about resident associations and neighborhoods friends, we searched tracks that could evidence the right to education and how this has being implanted on the county. To prove it, we had access at a documental font, the Law Nº056/2006, that implemented the São Gonçalo's Education Municipal Plan (Plano Municipal de Educação de São Gonçalo PME SG), established for the decade 2006 2016, the National Education Plans (2000 and 2011),among others legislative documents that regulate the guarantees of this right. From the methodological point of view, we made a list with the residents associations and neighborhood friends of the city, the material produced by the media and another kinds of communications utilized by these movements in their relative struggles to right to education of social quality, such as: craft (profession), posters, community newspapers, blogs, websites etc. We understand that treat such means produced by the popular social movements of São Gonçalo, seeing them like a mechanism counter hegemonic of political struggle, also means recover the popular legality in the historical studies, showing the "place" where the popular belongs and putting it like a memory part on the construction of the historical processes by the social movements in the struggles for the right to education. |
Palavras-chave: | Communication processes Counter hegemonic. Right to education Popular social movements Direito à educação Movimentos sociais populares Educação São Gonçalo (RJ) Movimentos sociais São Gonçalo (RJ) Direito à educação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | COUTINHO, Natália Fraga. Processos comunicacionais contra hegemônicos e direito à educação em São Gonçalo nas vozes de movimentos sociais populares. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9936 |
Data de defesa: | 1-Abr-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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