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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pedagogos que atuam como técnicos em assuntos educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Pedagogues who work as TAE`s in UFRJ: roads and crossroads of identity processes
Autor: Silva, Silvia Helena Ferreira da 
Primeiro orientador: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Primeiro membro da banca: Fontoura, Helena Amaral da
Segundo membro da banca: Cruz, Giseli Barreto da
Terceiro membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como objetivo a análise dos processos identitários dos pedagogos que atuam como técnicos em assuntos educacionais (TAEs) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as táticas construídas na ressignificação de seus fazeres profissionais, bem como as contribuições da formação acadêmica para que atuem nesse espaço de ensino. Foram tematizadas as seguintes questões: como se apresentam as teias que envolvem os processos identitários dos pedagogos que atuam na UFRJ como técnicos em assuntos educacionais? Quais as táticas construídas pelos técnicos em assuntos educacionais da UFRJ na ressignificação de seus fazeres profissionais como autores e sujeitos? Que contribuições o curso de formação acadêmica oferece na formação desses profissionais para que atuem nesse espaço de ensino? O referencial teórico da pesquisa fundamentou se nos conceitos de identidade e formação, por meio do estudo de autores como Hall, Vieira, Dubar, Nóvoa, Pineau, Josso e Bragança. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, desenvolvida especialmente pela escuta, transcrição e análise de entrevistas narrativas realizadas com quatro TAEs pedagogos da UFRJ que apresentam tempo de serviço diferenciado. Também foram utilizados questionários on line distribuídos a todos os TAEs, pedagogos e licenciados, com um retorno de 58 questionários respondidos e analisados. A pesquisa apontou para a importância da formação e da autoformação, por trazerem novas perspectivas para a atuação do pedagogo. O processo identitário profissional dos TAEs/pedagogos foi apresentado, por meio das entrevistas e questionários, como movimento de construção, reconstrução e transformação, por meio das experiências. Concluímos também que as táticas consistem em possibilidades de esses profissionais modificarem e trabalharem com o imprevisto em seu cotidiano e agirem sobre as regras estabelecidas. Um aspecto importante é que o curso de Pedagogia contribui para a atuação desses profissionais na universidade, porém o mesmo curso não vislumbra outras atuações do pedagogo, direcionando o, em sua maioria, para a docência dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Assim, a pesquisa mostrou como as teias da vida vão tecendo o profissional TAE da UFRJ.
Abstract: The present dissertation of Master´s degree has as objective the analysis of the identity discovering process of the pedagogue that act as técnicos em assuntos educacionais (TAEs) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), the tactics built in the identity change during their professional activities, as well as the contributions at the academic formation of those who act in a teaching space. The following questions had been addressed: how are presented the webs that cover the identity process of the pedagogues witch act at the UFRJ as Technician in Educational Subjects? What are the tactics developed by the university´s Technicians in the identity change of their duties as authors and subjects? Witch contributions the academic formation course offers to these professionals, so they can act in the teaching space? The theoretical referential of this research was based on the concepts of identity and formation, seen on the studies of authors as Hall , Vieira, Dubar, Nóvoa , Pineau , Josso e Bragança. The research presents a qualitative approach developed by the listening, transcription and analysis of narrative interviews of four pedagogue TAES of the Universidade Federal do Rio de Janeiro, each one with a different service time. Online questionnaires were distributed to all TAES, licensed and pedagogues, with a result of fifty eight answered and analyzed. The research pointed to the importance of the formation and self formation, for bringing new perspectives for the performance of the pedagogue. The professional identity process of the TAEs pedagogues was presented, through the interviews and questionnaires, as a motion of construction, reconstruction and transformation, by using day to day experience. We also conclude that the tactic consist in the possibility of these professionals modify and work with unexpected situation on the workplace and act upon the established rules. An important aspect is that the Pedagogy course contributes for the performance of these professionals in the university; however the same course does not pay attention to other work possibilities for the pedagogue, directing him, in its majority, to the classroom. Thus the research shows how the fabric of life weaves the TES professional of the UFRJ.
Palavras-chave: Técnico em Assuntos Educacionais
Identity Process
Pedagogues
Formation Narratives
Técnicos em assuntos educacionais
Processos identitários
Pedagogos
Narrativas de formação
Professores Formação
Professores Narrativas pessoais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SILVA, Silvia Helena Ferreira da. Pedagogos que atuam como técnicos em assuntos educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9938
Data de defesa: 31-Jul-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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