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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9940
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação Integral: reivindicação da experiência nos tempos e saberes pelos estudantes de Itaboraí |
Título(s) alternativo(s): | Integral Education: Experience claimin time and knowledge by Itaboraí students |
Autor: | Freitas, Ellen Christina Sá de ![]() |
Primeiro orientador: | Mauricio, Lúcia Velloso |
Primeiro membro da banca: | Cavaliere, Ana Maria Villela |
Segundo membro da banca: | Bragança, Inês Ferreira de Souza |
Resumo: | A Educação Integral é vista nos discursos atuais como possibilidade de se atingir melhor qualidade da educação. Esta ideia na educação brasileira é alicerçada nas propostas de turno integral sugeridas na década de 1930 por Anísio Teixeira e na década de 1980 por Darcy Ribeiro, constituindo-se as obras desses autores, nas bases conceituais para nosso estudo. A forma com que o direito à educação vem sendo concretizado não tem conferido às escolas públicas brasileiras o atrativo necessário para manter os estudantes no espaço escolar. O presente estudo objetiva identificar atividades escolares que, ao promoverem experiências que despertem interesse dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, possam conferir à educação a tão desejada integralidade. Nessa perspectiva, interessa-nos analisar a contribuição do Programa Mais Educação, que se apresenta como possibilidade de reinventar a Educação Integral a partir da ampliação das funções da escola. No entanto, com compromissos ampliados, o programa revela aspectos contraditórios e torna-se alvo de críticas. Com o propósito de refletirmos sobre as contradições que norteiam o processo educacional, buscamos rever o modelo de Educação Integral à luz do conceito deweyano sobre experiência. Em nosso percurso reflexivo, procuramos uma interlocução com os escritos de Jorge Larrosa que, na atualidade, constitui uma importante referência ao aprofundar a discussão sobre o hiato existente entre a dimensão das linguagens específicas dos saberes e das práticas escolares. Suas considerações nos permitem melhor refletir sobre os prováveis motivos de a experiência se tornar cada vez mais rara em nossas vidas e, em especial, na vida escolar. A questão curricular, de considerada complexidade, mereceu destaque ao apontar que o modelo educacional vigente ainda privilegia os aspectos cognitivos em detrimento de tantos outros saberes que, desprovidos de reconhecimento, passam a se tornar fatores de resistência. Por sua vez, a ampliação da jornada escolar, além de estar intimamente ligada à ideia de Educação Integral, chega até mesmo a ser confundida com ela, de tal modo que abordamos o aspecto multifacetado do tempo para que fosse refletida a possibilidade de sincronia entre o tempo dos estudantes e o tempo regulado pela escola. Tendo como foco as vozes dos estudantes, adotamos como instrumentos de pesquisa os inventários do saber adaptados de Bernard Charlot, questionário socioeconômico, bem como, entrevistas semidirigidas aos estudantes e aos demais atores envolvidos no processo educacional no contexto de duas escolas do município de Itaboraí: uma com proposta de Educação Integral através do Programa Mais Educação e outra com proposta elaborada pelo próprio município. A questão da cultura oral assumiu relevância na análise dos resultados, porque revelou estar na origem das atividades que despertavam maior interesse dos estudantes em relação às atividades ligadas à cultura escrita. Assim entendemos como legítima a reivindicação de experiência nos tempos e saberes dos estudantes de Itaboraí vinculadas à cultura oral |
Abstract: | Integral Education is seen in current discourses as possibility to achieve better quality of education. This idea in Brazilian education is based on full-time proposals suggested in the 1930 by Anísio Teixeira and in the early 1980 by Darcy Ribeiro, constituting the works of these authors, the conceptual basis for our study. The way in which the right to education has been implemented has not given to Brazilian public schools an appeal to keep students in school space. The present study aims to identify school activities which promote experiences that awaken students ' interest in the teaching-learning process, in order to contribute to the integral education. In this perspective, we are interested in analyzing the contribution of the More Education Program , which presents itself as a chance to reinvent the Integral education by expanding the functions of the school. However, with increased commitments, the program reveals contradictory aspects and becomes the target of criticism. In order to reflect about the contradictions that guide the educational process, we review the model of Integral education in light of Dewey's concept about experience. On our reflexive route, we seek a dialogue with the writings of Jorge Larrosa which, today, is an important reference to deepen the discussionabout the existing gap between the size of specific languages of knowledge and school practices. His considerations allow us to better reflect on the likely reasons for the experience become increasingly rare in our lives and, in particular, in school life. The curriculum issuedeserved to point out that the current educational model still focuses on the cognitive aspects to the detriment of many others that, without recognition, they become resistance factors. In turn, full-time education is closely related to integral education. They are sometimes considered the same. We addressed the multifaceted aspect of time so that we could consider the synchrony between students time and the time regulated by the school. Focusing on the students ' voices, we adopted as tools of search the inventories of knowledge adapted from Bernard Charlot, socio-economic profiles, as well as the data collection from interviews to students and other actors involved in the educational process in the context of two schools of the municipality of Itaboraí: one with proposal for Integral education through More Education Program and another with proposal drawn up by the municipality itself. The issue of oral culture assumed relevance in the analysis of the results, because revealed cause the activities that aroused greater interest of students in relation to activities linked to the written culture |
Palavras-chave: | Integral education Experience More Education Program Oral culture Educação Integral Experiência Programa Mais Educação Cultura oral Educação integral Educação Brasil |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | FREITAS, Ellen Christina Sá de. Educação Integral: reivindicação da experiência nos tempos e saberes pelos estudantes de Itaboraí. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9940 |
Data de defesa: | 7-Jul-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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