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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03
Título(s) alternativo(s): Contributions to the study of image of negros: Advances and permanence of the images used in textbooks of history, post- implementation of the law 10639/03
Autor: Russo, Ralph Franco Mattos 
Primeiro orientador: Franco, Monique Mendes
Primeiro membro da banca: Santos, Renato Emerson Nascimento dos
Segundo membro da banca: Pereira, José Valter
Terceiro membro da banca: Ferreira, Mônica Dias Peregrino
Resumo: Inúmeras são as formas de entendermos uma imagem, analisando as mesmas dentro de uma coleção didática de historia de segundo segmento, procuramos analisar de maneira imparcial e coerente o impacto gerado pela lei 10639/03 sobre tal material e seus objetivos quanto à resignificação do negro dentro da história do Brasil. Para isso abrimos dialogo com teóricos que nos auxiliaram a entender a amplitude do conceito de imagem, tal como buscamos o debate a cerca da importância da mesma para o ensino de história, para tal buscamos mapear as atividades legislativas relacionadas à referida lei, e os programas governamentais que fomentam a produção editorial didática no Brasil. Diante desse caminho enfrentamos caminhos tortuosos e contraditórios, mas que nos levaram a deliberar a necessidade de novos estudos, esses mais amplos no que concerne o campo de pesquisa e mais aprofundado no que se refere ao próprio conceito de imagem, e a questão de resignificação do negro. Contudo podemos dizer que a presente pesquisa se mostra um material que como o próprio título refere-se contribuído para o estudo da imagem do negro e percebemos os avanços e permanências encontrados nos livros didáticos de historia após o ano de 2003.
Abstract: Several are the ways in which we understand an image. By analyzing them in a school history collection for the second stage of elementary education, we seek to analyze the impact created by the Law 10639/03 on such material and its purposes as regards the resignification of black people within Brazilian history in an impartial, coherent manner. Thus, we open a dialogue with theorists who helped us understand the amplitude of the concept of image, and we also aim at a debate on the importance of the latter for history teaching. In order to do that, we seek to survey the legislative activities related to the aforementioned law and the governmental programs that promote the school publishing production in Brazil. We faced tortuous, contradictory ways, but they led us to deliberate on the need of new studies that are broader as regards the research field and more thorough in relation to the concept of image itself and the issue of resignification of black people. However, we may say that this research is a material that, as the title itself conveys, contributed to the study of the image of black people, and we see the advance and the persistence found in history schoolbooks after the year of 2003.
Palavras-chave: Image
Didactic book
Black people
Law 10639/03
Imagem
Livro didático
Negros
Lei 10639/03
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: RUSSO, Ralph Franco Mattos. Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9943
Data de defesa: 27-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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