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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os discursos acerca das tecnologias no Plano Nacional de Educação 2014-2024 e na escola
Título(s) alternativo(s): The discourse about technologies in the National Education Plan 2014-2024 and at school.
Autor: Santos, Cíntia Velasco 
Primeiro orientador: Guimarães, Glaucia Campos
Primeiro membro da banca: Alvarenga, Márcia Soares de
Segundo membro da banca: Magalhães, Ligia Karam Correa de
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta uma discussão acerca da implementação das tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais na rede pública de ensino, considerando as políticas educacionais, mais especificamente, o Plano Nacional de Educação para o decênio 2014-2024 (PNE 2014-2024) e o contexto de uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro, localizada no município de São Gonçalo. O que se pretende é analisar a presença do discurso hegemônico sobre as tecnologias, que assumem, por vezes, nos discursos, o papel de sujeitos na educação, responsáveis por solucionar questões de acesso e permanência na escola, e de qualidade do ensino, tanto no Plano Nacional de Educação quanto nas vozes de professores e alunos da rede pública. Os discursos acerca das tecnologias, no macro contexto do PNE 2014-2024 e no micro contexto da escola, são analisados sob o olhar da Análise Crítica do Discurso (ACD), que, por considerar o discurso uma prática social dotada de ideologias, fornece os referenciais teórico e metodológico necessários para a compreensão da hegemonia de sentido atribuída às tecnologias, na educação, seja no micro ou no macro contexto.
Abstract: This research presents a discussion about the implementation of the communication and information technologies in educational processes in public schools, considering educational policies, more specifically, the National Education Plan for the decade 2014-2014 (NEP 2014-2024), and the context of a public state school in São Gonçalo, Rio de Janeiro. It aims to analyze the presence of the hegemonic discourse about technologies, which sometimes may be understood as subjects in education, responsible for solving problems of access and permanence at school, and the quality of the teaching processes, in the National Education Plan as well as in the voices of teachers and students from public schools. The discourses about the technologies, in the macro context of the NEP 2014-2024 and in the micro context of the school, are analyzed with the theoretical references and methodological tools provided by the Critical Discourse Analysis (CDA), which defines discourse as a social practice, which denotes ideologies, and enables the comprehension of the hegemonic discourse about technologies in education, in macro or micro contexts.
Palavras-chave: Communication and Information Technologies
National Education Plan 2014-2024
Critical Discourse Analysis
Tecnologias de Informação e Comunicação
Plano Nacional de Educação 2014-2024
Análise Crítica do Discurso
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SANTOS, Cíntia Velasco. Os discursos acerca das tecnologias no Plano Nacional de Educação 2014-2024 e na escola. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9944
Data de defesa: 28-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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