Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9945
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Programa Nova EJA do Estado do Rio de Janeiro na perspectiva dos seus sujeitos |
Título(s) alternativo(s): | The new young and adult education in the state of Rio de Janeiro under the perspective of its subjects |
Autor: | Souza, Andressa Almeida Estevam de |
Primeiro orientador: | Sangenis, Luiz Fernando Conde |
Primeiro membro da banca: | Alvarenga, Márcia Soares de |
Segundo membro da banca: | Silva, Percival Tavares da |
Terceiro membro da banca: | Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos |
Resumo: | O presente estudo propõe analisar a nova matriz curricular da Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro, que foi aprovada pelo CEE/RJ através da Deliberação CEE Nº 320/2011. Tal programa derivou das novas diretrizes curriculares apresentadas pelo Plano de Metas do Estado do Rio de Janeiro (PME/RJ- 2011), atribuído como uma das frentes de atuação governamental adotadas pelo Governo Sergio Cabral. Nesse sentido, propomos pesquisar as implicações formativas na formação de Jovens e Adultos decorrentes da implantação do currículo mínimo na EJA, tendo como arcabouço teórico metodológico a Filosofia da Práxis de Gramsci, norteado pela concepção de Escola e educação que deriva de seu pensamento. Para tal, busca-se a partir de uma práxis filosófica que se revela comprometida com a realidade, contribuir com estudos que possam oferecer uma perspectiva de análise à sociedade. Para Gramsci, é no campo das experiências concretas, na análise crítica sobre a cultura e a política que se chegará, progressivamente, a uma concepção singular de mundo atrelada a visão da totalidade que vincula política e história como elementos indissociáveis no processo de emancipação das classes subalternas. Daí o interesse em investigar nos espaços de tensão, os embates históricos dos modelos de formação do Estado em confronto com as demandas da educação popular, através das ações históricas coletivas, que evidenciam como principais protagonistas os movimentos sociais. |
Abstract: | This study analyses the new curriculum of the Young and Adult Education (YAE) in the state of Rio de Janeiro, which was approved by the CEE/RJ through the deliberation CEE Number 320/2011. This program was the result of new curricula guideline presented by the Rio de Janeiro State Goals Plan (SGP/RJ- 2011), considered one of the policies adopted by Sergio Cabral government. In this direction, we aim to research the educational implications in the formation of young and adult students through the implementation of the YAE curriculum, based on the theoretical and methodological tools of Gramsci s Philosophy of the Praxis, guided by the concepts of school and education that derive from his theories. For that, from the philosophical praxis that is committed with reality, this study aims to offer a perspective of analysis to the society. For Gramsci, it is in the field of concrete experience and in the critical analysis of the culture and politics that it is possible to progressively achieve a conception of the world attached to the vision of totality which relates politics and history as inseparable elements in the process of emancipation of working classes. This is where the interest in investigation arises in the tension, the historical models of formation disputes in the public sector in opposition to demands for popular education, through collective historical actions that put the subjects of social movements in evidence |
Palavras-chave: | Young and Adult Education Curriculum Policies Philosophy of the Praxis Social Movements Educação de Jovens e Adultos Políticas Curriculares Filosofia da Práxis Movimentos Sociais Educação de jovens e adultos Currículos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | SOUZA, Andressa Almeida Estevam de. O Programa Nova EJA do Estado do Rio de Janeiro na perspectiva dos seus sujeitos. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9945 |
Data de defesa: | 27-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Andressa Souza.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.