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Tipo do documento: Dissertação
Título: Residência Pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente
Título(s) alternativo(s): Pedagogical Residency: creating pathways to teachers professional development
Autor: Costa, Luciana Laureano 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Cruz, Giseli Barreto da
Segundo membro da banca: Pierro, Gianine Maria de Souza
Resumo: Esta dissertação se insere nos estudos da linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas do Mestrado em Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trata-se de uma pesquisa sobre programa de inserção profissional, denominado Residência Pedagógica, realizado na rede municipal de educação de Niterói no ano de 2011. O presente trabalho se desenvolverá a partir da seguinte questão: quais as possibilidades e a relevância desse modelo de inserção profissional docente? Para responder a esse questionamento, foi definido como objetivo geral investigar o modelo de formação implementado no primeiro ano de estágio probatório para os professores ingressantes. Em termos metodológicos, a pesquisa se constitui em um estudo de caso, que descreve o modelo proposto e analisa a complexidade de um processo de formação docente em serviço em parceria com uma universidade pública. Propomos traçar um panorama sobre os docentes em exercício, que atuaram como professores residentes e as condições da formação destes profissionais. Compõe ainda como estratégias metodológicas a utilização de entrevistas, o levantamento e exame da legislação vigente e a análise de documentos produzidos sobre a Residência Pedagógica. O referencial teórico adotado para embasar a questão aqui apresentada centra-se principalmente nas contribuições de Nóvoa e Marcelo Garcia para refletirmos sobre a relevância dos anos iniciais da docência e desenvolvimento profissional docente, e Fontoura e Cavaco, com relação à importância de criarmos espaços compartilhados de formação docente e com ampla participação de todos os envolvidos nas etapas destas formações. Esperamos contribuir com uma ampliação sobre o entendimento da Residência Pedagógica realizada no município de Niterói, de modo a possibilitar que iniciativas futuras, semelhantes a esta, possam se beneficiar da análise aqui desenvolvida
Abstract: This thesis is part of the studies of the research line Teacher Education, History, Memory and Educational Practices of the Master in Education Faculty of Teacher Education of the State University of Rio de Janeiro (UERJ). This is a research on employability program called Pedagogical Residence, held in municipal Niterói education in 2011. This work will be developed from the following question: what are the possibilities and the importance of this integration model teaching professional? To answer this question, has been set is to investigate the training model implemented in the first year of probation for beginning teachers. In terms of methodology, research constitutes a case study that describes the proposed model and analyzes the complexity of the teacher training process in service in partnership with a public university. We propose to give an overview on teachers-in-Office, who acted as resident teachers and the training of these professionals conditions. Composed still as methodological strategies the use of interviews, the survey and examination of existing legislation and the analysis of documents produced on the Pedagogical Residence. The theoretical framework adopted to support the issue presented here focuses mainly on contributions of Nóvoa and Marcelo Garcia to reflect on the significance of the early years of teaching and teacher professional development, and Fontoura and Cavaco, of the importance of creating shared spaces for teacher training and with broad participation of all those involved in the steps of these formations. We hope to contribute to a broadening of the understanding of Educational Housing held in Niterói, in order to enable future initiatives, like this, can benefit from this analysis developed here
Palavras-chave: Pedagogical Residence
beginning teachers
teacher s professional development
Residência Pedagógica
professor ingressante
desenvolvimento profissional docente
Professores Formação
Pessoal Treinamento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: COSTA, Luciana Laureano. Residência Pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9949
Data de defesa: 10-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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