Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9950
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990
Título(s) alternativo(s): The Amaral Peixoto Municipal School and their teachers in face of the gender an inclusion inssues from the 1990s
Autor: Melo, Adriana Corrêa de Freitas 
Primeiro orientador: Rangel, Sonia de Oliveira Camara
Primeiro membro da banca: Xavier, Libânia Nacif
Segundo membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Terceiro membro da banca: Rangel, Jorge Antônio da Silva
Resumo: A presente dissertação de mestrado visa investigar as representações do gênero feminino na docência das professoras do Colégio Municipal Amaral Peixoto a partir da década de 1990. Fundado em 23 de março de 1953 no Município de São Gonçalo, o colégio vem se dedicando ao Ensino Fundamental de crianças, jovens e adultos. Na pesquisa analisamos como a docência, hegemonicamente desempenhada por mulheres, vem sendo percebida e construída na instituição. Tivemos como objetivos por um lado, problematizar como as representações dos papéis femininos vieram se constituindo na instituição e, por outro, investigar as implicações do conceito de gênero no exercício da docência das professoras no Ensino Fundamental, na Educação de jovens e adultos e na atuação das professoras de apoio. Adotamos o mapeamento, seleção e análise de documentos. Analisamos livros de registros da supervisão, fichas cadastrais dos docentes, legislações, atas de resultados, censo escolar e uma publicação sobre a instituição. Realizamos entrevistas com docentes, ex-alunos, responsáveis de alunos, dirigentes e demais profissionais da instituição em busca da elucidação das questões propostas. Como referencial bibliográfico trabalhamos com Louro (2012), Badinter (1985), Nóvoa (1999), Glat e Pletsch (2012), Chartier (1990), Huberman (1996), Freire (1996), entre outros.
Abstract: This present dissertation of master s degree aims investigate the representation of female gender in teaching of teachers of Colégio Municipal Amaral Peixoto. Founded in march 23th of 1953 in São Gonçalo county, the school has come devoting to Elementary School of children, teenagers and adults. With our research we try analyzed how the teaching, hegemonically performed by women, has been perceived and built in instituition. Our objective, on the one hand, it was problematize how the representations of females roles came being constituting in instituition and, on the other hand, it was investigated the implications of concept of gender at exercices of teach from the 1990s. We adopted mapping, selection and analyzis of documents. We analyzed record books of supervision, registration forms of teachers, legislation, results in minutes, school sensus and one publication about the instituition. We realize interviews witch teachers, ex-students, student s responsable, leaders and other professionals of instituition looking the elucidation of issues proposals. How bibliographical reference, we used Louro (2012), Badinter (1985), Nóvoa (1999), Glat and Pletsch (2012), Chartier (1990), Huberman (1996), Freire (1996), among others.
Palavras-chave: Teach
Gender
Colégio Municipal Amaral Peixoto
Docência
Gênero
Colégio Municipal Amaral Peixoto
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MELO, Adriana Corrêa de Freitas. O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9950
Data de defesa: 17-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Adriana melo 2.pdf1,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.