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Tipo do documento: Dissertação
Título: Investigando uma escola pública em Niterói: histórias da escola e vozes das crianças de 6 anos
Título(s) alternativo(s): Investing a public school in Niteroi: stories of the school and the voices of the children of 6 years
Autor: Silva, Raphael Silvano Ferreira 
Primeiro orientador: Araújo, Mairce da Silva
Primeiro membro da banca: Alvarenga, Márcia Soares de
Segundo membro da banca: Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
Resumo: O presente trabalho se debruçou sobre o processo de escuta de crianças de 6 anos de uma escola municipal de Niterói, incorporadas ao Ensino Fundamental de 9 anos em Niterói RJ, pelas mudanças provocadas pela Lei 11274/06 e pela Portaria FME/320/98. O exercício de alteridade ao dar ouvido às crianças se tornou a tônica da pesquisa. Reconhecendo as crianças como atores sociais plenos de direitos, dentre eles, o da participação, a pesquisa de abordagem qualitativa, buscou encontrar no olhar infantil pistas indiciadoras de uma escola mais afinada com suas lógicas e pontos de vista, elencando eixos a partir de bate-papos com as crianças, produções de desenhos, painéis e dobraduras. O local escolhido foi a E. M. Djalma Coutinho de Oliveira, situada no sub-bairro de Riodades, Fonseca, Niterói-RJ. Foram escolhidas como sujeitos da pesquisa duas turmas de alfabetização da escola, uma com 17 e outra com 18 alunos. O processo da pesquisa, cujo papel foi mais significativo do que o produto, nos ajudou a encontrar pistas para a formulação de políticas públicas, bem como para os processos internos da escola pesquisada. Reafirmamos que a escuta às falas infantis possibilita um salto de qualidade na proposição de uma escola democrática e humanizante, que entenda a criança não como um futuro cidadão, mas como sujeitos que estão na escola, fazem política, vivenciam jogos de poder, compondo o povo criança .
Abstract: This study has looked at the listening process for students 6 years of a municipal school of Niteroi, the changes brought about by Law 11274/06 and by Ordinance FME/320/98, which incorporated the children of 6 years at elementary school 9 years in Niterói RJ. The exercise of otherness to give ear to children became the keynote of the research. Recognizing children as social actors with full rights, including the participation, the research sought to find the child look indiciadoras tracks of a sharper school with its logical and views, listing axes from chats with children, drawings of productions, panels and folds. The venue was MS Djalma Coutinho de Oliveira, located in Riodades sub-district, Fonseca, Niterói, RJ. They were chosen as research subjects two school literacy classes, one with 17 and another with 18 students. The process more important role than the result of the proposed actions, helped us in the search for clues to assist in the formulation of public policies and also in the internal processes of the surveyed school. Inspiratory axes elected from children's speech give us clues that may be useful in the field of education discussions. Enabling a leap forward in proposing a democratic school, humanizing and who understands the human being not as a future citizen but a citizen who already established their relations, ways of doing politics, etc. from entering the power plays, citizens the "people child".
Palavras-chave: People Child
Childish Look
Inspiratory Axes
Primary School 9 Years
Povo Criança
Criança de 6 Anos
Vozes Infantis
Cotidiano Escolar
Ensino Fundamental de 9 Anos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SILVA, Raphael Silvano Ferreira. Investigando uma escola pública em Niterói: histórias da escola e vozes das crianças de 6 anos. 2015. 208 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9951
Data de defesa: 31-Jul-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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