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Tipo do documento: Dissertação
Título: Diálogos formativos entre Pedagogia da Cooperação, Desenvolvimento Profissional Docente e ensino de Ciências
Título(s) alternativo(s): Formative dialogue between Pedagogy of Cooperation, Professional Development of Teachers and Science teaching
Autor: Leite, Cláudia Almada 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Segundo membro da banca: Guimarães, Glaucia Campos
Resumo: Esta dissertação se insere nos estudos da linha de pesquisa de Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas do Mestrado em Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e objetiva investigar as possibilidades da Pedagogia da Cooperação como concepção a ser vivenciada por professores de Ciências. A presente pesquisa se desenvolveu a partir das seguintes questões: quais as possibilidades da Pedagogia da Cooperação no ensino de Ciências? Como a Pedagogia da Cooperação pode contribuir no ensino de Ciências para favorecer a formação do sujeito cooperativo? Para responder a esses questionamentos, apresentamos uma pesquisa exploratória em uma abordagem qualitativa visando avaliar o papel da Pedagogia da Cooperação no ensino de Ciências, e para isso buscamos estabelecer um diálogo junto aos professores participantes da Residência Pedagógica, egressos da FFP/UERJ, em duas Oficinas, dentro de uma perspectiva de Desenvolvimento Profissional Docente, com foco na contribuição para o ensino de Ciências. Analisamos, a partir da ótica dos egressos, a possibilidade da Pedagogia da Cooperação como fortalecedora da capacidade argumentativa do sujeito, e discutimos a viabilidade de uma sequência de metodologias colaborativas que estimulem práticas docentes cooperativas e participativas para o desenvolvimento de um aprendizado mais dinâmico, motivador e socializador, no que detectamos as possibilidades e as dificuldades de vivenciar a Pedagogia da Cooperação nos espaços de Formação, Desenvolvimento e Profissão Docente no ensino de Ciências. O referencial teórico desta pesquisa é sustentado pelo diálogo com Krasilchick sobre Ciência e Educação, Fábio Brotto sobre Pedagogia da Cooperação, García sobre Desenvolvimento Profissional Docente e ainda vivência, Zona de Desenvolvimento Iminente (ZDI) e obutchenie, conceitos de Vigotski. Contamos ainda com as contribuições de Maturana sobre cooperação, aceitação mútua e Ciências. Na trajetória da pesquisa foram desenvolvidas com os egressos, metodologias colaborativas, que apontaram a Pedagogia da Cooperação como enriquecedora de processos dialógicos, cooperativos, inclusivos e reflexivos no ensino de Ciências no contexto do desenvolvimento de uma escuta ativa e uma comunicação não-violenta, possibilitando uma dinâmica de humanização da educação a partir do momento que aguça os sujeitos na percepção de si e do outro como coexistindo em sociedade. Por fim, evidenciamos a importância dos processos de Desenvolvimento Profissional Docente, pois incitam processos internos de desenvolvimento nos professores, que podem confluir em aquisições internas. Os resultados apontam que esses espaços de trocas cooperativas, dialógicas e reflexivas das vivências cotidianas da profissão professor, aliados às possibilidades de novas práticas, são ambientes ricos de construção de novas possibilidades para a nossa didática em Ciências, tecida de singularidades e particularidades.
Abstract: This work forms part of the studies of Teacher Training line of research, History, Memory and Educational Practices of the Master in Education Faculty of Teacher Education of the University of Rio de Janeiro State (FFP/UERJ) and aims to investigate the possibilities of Pedagogy of Cooperation as a concept to be experienced by Science teachers. This research was developed from the following questions: what are the possibilities of Pedagogy of Cooperation on the Science teaching? As the Pedagogy of Cooperation can contribute to the Science teaching to favour the formation of the cooperative subject? To answer these questions, we present an exploratory research on a qualitative approach to assess the role of Pedagogy of Cooperation in Science teaching, and for that we seek to establish a dialogue with the participants teachers of Pedagogic Internship, graduates of FFP/UERJ, in two workshops, within a perspective Professional Development of Teachers, focusing on the contribution to the Science teaching. Analyzed from the perspective of graduates, the possibility of Pedagogy of Cooperation as empowering the argumentative capacity of the subject, and discuss the feasibility of a sequence of collaborative methodologies that encourage teachers cooperative and participatory practices for the development of a more dynamic learning, motivating and socializing, as detected the possibilities and difficulties experienced the Pedagogy of Cooperation in the spaces of Training, Professional Development of Teachers in Science teaching. The theoretical framework of this research is supported by dialogue with Krasilchick on Science and Education, Fábio Brotto on Pedagogy of Cooperation, García on Professional Development of Teachers and experience, Impending Development Zone (ZDI) and obutchenie, Vygotsky's concepts. We also have the contributions of Maturana on cooperation, mutual acceptance and Sciences. In the course of the research were developed with the graduates, collaborative methodologies, which pointed to the Pedagogy of Cooperation as enriching of dialogic processes, cooperative, inclusive and reflective in the Science teaching in the development of active listening and non-violent communication, allowing a dynamic humanization of education from the time that sharpens subjects in the perception of self and other as coexisting in society. Finally, we saw the importance of Professional Development processes Teachers because incite internal development processes in teachers, which may converge in internal acquisitions. The results show that these spaces of cooperative exchanges, dialogic and reflective of the daily experiences of the teacher profession, along with the possibilities of new practices, are rich environments construction of new possibilities for our Science didatics, woven of singularities and particularities.
Palavras-chave: Pedagogy of Cooperation. Professional Development of Teachers. Science Teaching
Pedagogia da Cooperação
Desenvolvimento Profissional Docente
Ensino de Ciências
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: LEITE, Cláudia Almada. Diálogos formativos entre Pedagogia da Cooperação, Desenvolvimento Profissional Docente e ensino de Ciências. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9952
Data de defesa: 23-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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