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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil
Título(s) alternativo(s): The teaching knowledge about gender and sexuality presente in the practices of primary teachers in childhood education at a school
Autor: Luz, Luiz Otavio Ferreira da 
Primeiro orientador: Lima, Alexandra Garcia Ferreira
Primeiro membro da banca: Santos, Núbia de Oliveira
Segundo membro da banca: Lopes, Eduardo Simonini
Terceiro membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Quarto membro da banca: Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
Resumo: A partir de minha experiência como professor de Ensino Médio no Curso Normal, senti a necessidade de pesquisar como se trata a questão da sexualidade de crianças na Educação Infantil. Este questionamento também ocorreu mediante as dúvidas dos meus alunos de como abordar este tema no ambiente escolar e, por conseguinte, entender as falas das próprias professoras deste segmento. Para tal, a pesquisa foi realizada numa Unidade Municipal de Educação Infantil UMEI Vinicius de Moraes, em Niterói RJ e sobre observação atenta aos cotidianos deste espaço tempo escolar, em muitos casos vistos com um lugar de regulações, silenciamentos, exclusões e punições à sexualidade, compreendemos através das falas das professoras que existem saberes, para além dos saberes acadêmicos, constituídos a partir de todo o seu percurso histórico, produzem conhecimentos culturais que vão legitimar suas posições e práticas. Além de entrevistas e conversas de corredores, busco a perspectiva metodológica nos/dos/com os cotidianos apresentada por Alves (2008) como instrumento facilitador de compreensões sobre o problema apresentado, visto que há um mergulho necessário do pesquisador nos espaços/tempos da escola, dedicando-se aos sujeitos, onde as ações dos cotidianos produzido/praticados são observadas de forma atenta, respeitando as subjetividades dos sujeitos e do pesquisador.
Abstract: From my experience as a teacher of High School from a Teacher Training Course, I have felt the need to search the way children s sexuality is treated in Kindergarten. This idea of researching has also occurred by the questions brought by my students who wish how to deal with this subject in the school environment and, therefore, to understand the words from the teachers who are still working with this segment. So to find answers to my questions, this present research has been conducted in a Municipal School named Unidade Municipal de EducaçãoInfantil - UMEI Vinicius de Moraes, in Niterói - RJ and on close observation at this school spacetime, in many cases seen as a place which is full of rules, silences, exclusion and punishment related to sexuality, we assume through the speeches of the teachers that exist a preknowledge beyond the academic knowledge, made up from all its historic background; thus, to produce cultural knowledge that will legitimate their positions and practices. Besides interviews and conversations outside the classrooms, I seek for the methodological perspective to / from / with daily routines presented by Alves (2008) as a facilitator to explain the facts presented as there is the need to undergo this researcher in the spaces / school days, dedicating themselves to the subjects, where the actions of everyday produced / performed are observed attentively, respecting the subjectivity of the subject and the researcher.
Palavras-chave: Daily Life
Gender and Sexuality
Sexualidade Infantil
Cotidiano
Gênero e Sexualidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: LUZ, Luiz Otavio Ferreira da. Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9954
Data de defesa: 25-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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