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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9955
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensaios para uma pesquisa entre dois: crônicas políticas e poéticas entre escolas e hospital. |
Título(s) alternativo(s): | Ensayos para una investigación entre dos: crónicas políticas y poéticas entre escuelas y hospital |
Autor: | Conceição, Vannina Alquino Gomes da Silveira ![]() |
Primeiro orientador: | Ribetto, Anelice Astrid |
Primeiro membro da banca: | Dias, Rosimeri de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Maldonado, Maritza Maciel Castrillon |
Terceiro membro da banca: | Skliar, Carlos Bernardo |
Resumo: | Esta pesquisa ensaiada cartografa a produção poética de políticas públicas e práticas de educação especial e inclusão que se dão entre escolas e hospital como espaço legítimo de escolarização das pessoas com condições físicas deficientes e severas, em Itaboraí, município da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. A partir do conceito de experiência de Larrosa e por meio de conversas e produção artística de crônicas escritas e imagéticas são narrados os efeitos gerados pelos encontros pedagógicos com meu primeiro aluno atendido num hospital, ao longo de três anos. Encontros que tiveram como desdobramento a força para a instituição de políticas públicas municipais de educação especial e inclusão escolar no hospital. Com a pergunta E se o outro não estivesse aí? de Skliar (2003b), a pesquisa propõe pensar a educação ou a escolarização no hospital como escola outra construída na potência do estar juntos e cujas aulas são tecidas entre conversas . Assim tensiona o caráter transitório da classe hospitalar, pensando os encontros pedagógicos em ambiente hospitalar como escola no hospital, escola outra para pessoas a quem a alteridade radical provoca rupturas nas próprias políticas públicas. |
Abstract: | Esta investigación ensayada hace una cartografía de la producción poética de las políticas públicas y prácticas de la educación especial y la inclusión que tienen lugar entre las escuelas y el hospital como espacio legítimo de escolarización de las personas que presentan condiciones físicas de discapacidad, en Itaboraí, municipio de la región metropolitana del estado de Río de Janeiro. A partir del concepto de experiencia de Larrosa y a través de conversaciones y de la producción artística de crónicas - escritas y en imágenes - se narran los efectos generados por los encuentros pedagógicos con mi primer estudiante, escolarizado en un hospital lo largo de tres años. Encuentros que se desdoblaron como fuerza para la institucionalización de políticas públicas municipales para la educación especial y la inclusión escolar en el hospital. Con la pregunta "¿Y si el otro no estuviera ahí?" de Skliar (2003b), la investigación sugiere pensar en la educación o la escolarización en el hospital como una escuela otra, potencializada por un "estar juntos" y cuyas aulas se tejen entre "conversaciones". Así tensiona el carácter transitorio de la clase hospitalaria, pensando encuentros pedagógicos en ambiente hospitalario como escuela en el hospital, escuela otra para personas a las que la alteridad radical provoca interrupciones en las propias políticas públicas |
Palavras-chave: | Diferencia Escuela en el hospital Educación Especial e Inclusión Experiencia Diferença Escola no hospital Educação Especial e Inclusão Experiência |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | CONCEIÇÃO, Vannina Alquino Gomes da Silveira. Ensaios para uma pesquisa entre dois: crônicas políticas e poéticas entre escolas e hospital.. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9955 |
Data de defesa: | 29-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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