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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9956
Tipo do documento: Dissertação
Título: Santa Fé e a dimensão pedagógica: território, governo, biopoder e memória no cinema ambiental
Título(s) alternativo(s): Santa Fé and the pedagogical dimension: territory, government, biopower, and memory in environmental cinema
Autor: Jesus Junior, Clementino Luiz de 
Primeiro orientador: Franco, Monique Mendes
Primeiro membro da banca: Enne, Ana Lucia Silva
Segundo membro da banca: Pereira, Celso Sanchez
Resumo: A cela de uma cadeia é uma das formas extremas de isolamento de um indivíduo ou grupo do restante da sociedade a qual pertence. É um espaço disciplinar em que se cumprem penalidades por um tempo pré-determinado, distante da sociedade. No entanto, famílias têm sido orientadas a morar nos pavilhões de um presídio no povoado de Santa Fé, surgido a partir de uma colônia prisional que nunca foi ativada, construída nos anos 70 do século XX, no município de União dos Palmares (AL). A partir de 1989, uma série de enchentes do Rio Mundaú afetaram a região, levando o poder público a instituir, como moradia provisória para mais de cem famílias, o presídio em questão, inclusive criando uma escola pública e um posto de saúde no local. A partir desse complexo cenário, o objetivo deste trabalho é analisar o cinema como estratégia pedagógica para a educação ambiental crítica, contextualizada ao território de Santa Fé. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de base etnográfica, por meio de registros de campo, entrevistas semiestruturadas, além de registros fotográficos e fílmicos, na comunidade, no período de julho de 2013 a novembro de 2015, tendo a Escola Maria Mariá de Castro Sarmento como nosso espaço de investigação, neste trabalho de pesquisa. Buscamos aproximar essa Escola a uma metáfora do espaço de vigilância e nos perguntamos: como o cinema pode ser uma estratégia para contribuir com os processos de educação ambiental que revelem as contradições, as potencialidades e as possibilidades de uma ação educativa que se assente na realidade de Santa Fé? Desta forma, busca-se a ampliação de diálogos acerca da territorialidade, governamentalidade e da justiça ambiental como abordagens e bases para a estruturação de ações educacionais que possibilitem a ampliação da leitura das relações dos indivíduos com este complexo cenário, no qual procuram realizar suas vidas. Por meio da análise dos registros e depoimentos, numa intervenção denominada memória portátil , foi possível considerar que: a comunidade tem percepção de sua vulnerabilidade em relação ao território, a escola não se apropria da realidade local em suas estratégias pedagógicas, e que o cinema ambiental demonstrou ser uma excelente estratégia pedagógica por revelar, a partir das falas de sujeitos locais, elementos que estruturam e embasam propostas de educação ambiental contextualizadas às realidades locais de Santa Fé.
Abstract: The prison cell is one of the extreme forms of isolation of an individual or group from the rest of the society that they belong to. It is a disciplinary space where sentences are served for a predetermined amount of time, away from society. However, families have been told to live in the pavilions of a penitentiary in the village of Santa Fé, which are the remains of a prison colony which was never activated, after being built in the 1970s in the town of União dos Palmares (AL). From 1989, a series of floodings of the Mundaú River affected the region, causing the public authorities to institute that the aforementioned penitentiary be used as provisional housing for over one hundred families, even creating a public school and health clinic in the location. Thus, from this complex scenario, this study's goal is to analyze cinema as a pedagogical strategy for critical environmental education, contextualized to the territory of Santa Fé. For this purpose, we performed an ethnographic research through field records, semi-structured interviews as well as photographic and video records in the community during the period of July 2013 to November 2015, using the school Maria Mariá de Castro Sarmento as our investigation location in this work of research. We aimed to align this school with a metaphor for the surveillance space and asked ourselves: How can cinema be a strategy to contribute with environmental education processes that reveal contradictions, the potentialities and possibilities of an educative action that settles in Santa Fé's reality? Thus, we aim to amplify the dialogue about territoriality, governmentality and environmental justice as approaches and foundations for the structuring of educational actions that allow the magnification of the reading of the relationships between individuals and this complex scenario in which they attempt to live their lives. By means of analysis of the records and interviews, in an intervention called portable memory, it was possible to consider that: the community perceives their vulnerability in relation to the territory, the school doesn't align with the local reality in their pedagogical strategies, and that the environmental cinema revealed itself and excellent strategy by revealing, through the words of locals, elements that structure and support environmental education proposals contextualized to the local realities of Santa Fé.
Palavras-chave: Environmental cinema
Critical environmental education
Governmentality
Memory
Territory
Cinema ambiental
Educação ambiental crítica
Governamentalidade
Memória
Território
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: JESUS JUNIOR, Clementino Luiz de. Santa Fé e a dimensão pedagógica: território, governo, biopoder e memória no cinema ambiental. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9956
Data de defesa: 28-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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