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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Carreira docente na educação básica da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro: embates, trajetória e perspectivas
Título(s) alternativo(s): Teaching career in basic education of the state school system of Rio de Janeiro: clashes, trajectory and prospects
Autor: Lamy, Patricia de Oliveira Gonçalves 
Primeiro orientador: Algebaile, Eveline Bertino
Primeiro membro da banca: Mauricio, Lúcia Velloso
Segundo membro da banca: Affonso, Claudia Regina Amaral
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de análise a carreira do professor no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal foi compreender como se estruturou a carreira do magistério público no Estado do Rio de Janeiro e quais os elementos constituintes dessa carreira na atualidade. O estudo foi de natureza qualitativa, realizado por meio de pesquisas bibliográficas e análise documental. As principais fontes utilizadas foram documentos legislativos de nível federal e estadual de governo, documentos de autoria do governo do Estado do Rio de Janeiro, como relatórios de gestão, e da Secretaria de Educação; informes de órgãos oficiais de coleta e sistematização de dados, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), dentre outros. Complementarmente, também foram analisados documentos elaborados pelo sindicato da categoria docente no Estado, bem como, pela Confederação dos Trabalhadores da Educação. Como fundamentação teórica para analisar os dados obtidos reportamo-nos especialmente a autores que discutem a política educacional brasileira, como Saviani, Frigotto, Ciavatta e Cury, as políticas dirigidas ao magistério e à qualidade da educação, como Oliveira, Enguita, Nóvoa, Evangelista, Shiroma e Gatti, a educação fluminense, como Xavier, Najjar e Faria, bem como, mais especificamente, as políticas que incidem sobre o trabalho e a carreira dos docentes no Estado do Rio de Janeiro.
Abstract: Study the current situation of Brazilian education and how public policy teaching career were built is important in order to establish new areas of action and struggle for better working conditions and pay. Everyone recognizes the importance of teachers for quality education, but it is still a challenge for educational policies to ensure adequate professional development. This research is analyzed in the teacher's career in the state of Rio de Janeiro. The main goal is to understand how structured the career of public school teachers in the state of Rio de Janeiro and that the constituent elements of career today. The study is qualitative, conducted through literature searches and document analysis. The main sources used are legislative documents of the federal and state levels of government, government documents authored the State of Rio de Janeiro, as government management reports, and the Department of Education; reports of official bodies collection and systematization of data, such as the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP), among others). In addition, they are also analyzed documents produced by the union of the teaching category in the state and by the Confederation of Education Workers. As a theoretical framework to analyze the data, we refer especially to authors who discuss the Brazilian educational policy and Saviani, Frigotto, Ciavatta and Cury, aimed at teaching policies and the quality of education, as Oliveira, Enguita, Nóvoa and Gatti, the Rio de Janeiro state education, as Xavier, Najjar and Faria, and, more specifically, policies that focus on work and teaching career in the state of Rio de Janeiro.
Palavras-chave: A career in teaching
Public policies for education
Education fluminense
Carreira docente
Políticas Públicas Educacionais
Educação Fluminense
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: LAMY, Patricia de Oliveira Gonçalves. A Carreira docente na educação básica da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro: embates, trajetória e perspectivas. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9958
Data de defesa: 29-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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