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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mais Tempo de Escola: estudo sobre a repercussão de um projeto de ampliação de jornada escolar, na experiência de escolarização dos alunos participantes
Título(s) alternativo(s): More School Time: a study about the impact of a scholl day expansion projetct in the school life of the participating students
Autor: Esteves, Tatiana Ribeiro dos Santos 
Primeiro orientador: Mauricio, Lúcia Velloso
Primeiro membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Segundo membro da banca: Cavaliere, Ana Maria Villela
Terceiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Resumo: Esta dissertação se insere nos estudos da linha de pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades, do Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trata se de uma pesquisa sobre um projeto de ampliação de jornada escolar realizado em uma escola da rede de ensino público do município de Niterói. A presente pesquisa se desenvolveu a partir da seguinte questão: que resultados as atividades de ampliação de jornada escolar trazem à escola e aos alunos? Para responder a esse questionamento, defini como objetivo geral investigar a experiência escolar vivenciada por alunos do ensino fundamental regular, que permaneceram três anos em um projeto de ampliação de jornada. Em termos metodológicos, a pesquisa se constituiu em um estudo de caso instrumental, que descreveu, discutiu e analisou a complexidade de um caso concreto de projeto de ampliação de jornada desenvolvido por uma empresa de economia mista, que atua em parceria direta com a escola campo. A partir da investigação do projeto em vigor, um recorte da realidade se fez necessário para se chegar ao foco da pesquisa, que é a sistematização dos resultados escolares de alunos participantes do projeto de ampliação de jornada. O rendimento escolar foi tratado a partir dos indicadores avaliativos dos alunos já existentes na escola, como as notas e registros das avaliações internas e externas; os resultados da Prova Brasil e do IDEB; e a frequência escolar. Compõe ainda a parte metodológica desta pesquisa, o levantamento e análise de documentos governamentais e escolares; o levantamento e análise dos registros das avaliações externas e internas dos alunos; a realização de entrevistas e a observação direta. Para dar suporte a esta proposta de pesquisa, foram utilizados como referência teórica sobre educação integral e ampliação de jornada escolar, os estudos de CAVALIERE (2002, 2009, 2012), COELHO (2009), MAURÍCIO (2009, 2012); com relação a discussão acerca dos indicadores educacionais e rendimento escolar foram utilizados os estudos de BROOKE (2008) e LAHIRE (1997).
Abstract: This thesis is part of the studies in the Policy, Rights and Differences field in Master s degree of the University of Rio de Janeiro State (UERJ). It is a survey on a school journey expansion project performed in a public school in Niterói. This research was held from the question: what outcomes the school journey expansion brings to school and to students? To answer this question, I set as general objective look into the elementary and basic school students performance that stays at least three years in the extended school journey. In methodological regarding, was constituted in an instrumental case study, that described, discussed and analyzed the complexity of a real case of a school journey expansion project performed by a mixed capital company, that act as a partner of the school studied here. From the project into effect, a cut out of the reality showed as necessary to reach the object of the study, which seems as the systematization of the performance of the students that participants in the extended journey project. The academic performance was handled from the students evaluation indicators that already existing in the school studied here, as well both internal and external grades and records; the results of Prova Brasil and IDEB; and school attendance. Is a methodological part of this study the research and analysis of governmental and school files; the research and analysis of both internal and external students evaluation; interviews and field observation. To support this study were used as full period education and school journey expansion theoretical reference the studies of CAVALIERE (2002, 2009, 2012), COELHO (2009), MAURÍCIO (2009, 2012); regarding evaluation indicators and academic performance discuss were used the studies of BROOKE (2008) e LAHIRE (1997)
Palavras-chave: Full period education
School journey expansion
Public policies
Educação integral
Ampliação de jornada escolar
Desenvolvimento escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: ESTEVES, Tatiana Ribeiro dos Santos. Mais Tempo de Escola: estudo sobre a repercussão de um projeto de ampliação de jornada escolar, na experiência de escolarização dos alunos participantes. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9960
Data de defesa: 6-Jun-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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