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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9962
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Encontrar(se), (não)ver(se), diferir(se): platôs para pensar a educação de pessoas que não veem (apenas) com os olhos |
Autor: | Macambira, Leidiane dos Santos Aguiar ![]() |
Primeiro orientador: | Ribetto, Anelice Astrid |
Primeiro membro da banca: | Pereira, José Valter |
Segundo membro da banca: | Pérez, Carmen Lúcia Vidal |
Terceiro membro da banca: | Kohan, Walter Omar |
Resumo: | Esta dissertação é um efeito da pesquisa na qual busquei conhecer as experiências e os percursos de vida de pessoas que não veem (apenas) com os olhos: seus processos de deslocamentos possíveis neste mundo saturado por imagens visuais, que ao vivê-lo resistem e fazem (re)existir mundos outros possíveis. Toda esta processualidade deu-se através de encontros, os quais não ficaram limitados à presença física de corpos, mas sim aos efeitos provocados pela presença e a existência de um outro, que nos desloca, nos atravessa e nos transforma. Foi esta dimensão intempestiva do encontro o que fez pulsar esta pesquisa na reabilitação do Instituto Benjamin Constant (RJ), que foi um dos espaços primorosos para nos encontrarmos, mas não o único: atravessamos ruas, atalhos, quartos, campos, cidades, bairros etc. Por outro lado, a escrita da pesquisa foi composta em platôs, que, diferentemente de capítulos, não propõem uma liga literal ou uma ordem preestabelecida de leitura e entrada no texto. Como num rizoma deleuzeguattariano, os platôs funcionaram como dispositivos possíveis para dar a ver as experiências e os saberes emanados de cada encontro. Como efeito da escrita, a dissertação se apresenta múltipla: na sua composição há um CD-ROM com a versão digital e em hipertexto em PDF que pode ser lida com o auxílio de sintetizadores de voz. Há também todas as faixas com as paisagens sonoras produzidas como imagens não visuais ao longo desta pesquisa. É apresentado um audiolivro, que não se resume à transcrição de todo o texto em áudio, e, finalmente, há a versão física deste trabalho, que foi apresentada à banca de defesa e oferecida para publicação na biblioteca da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Todos estes suportes apresentados não são substitutivos entre si, são narrativas outras, em linguagens outras, com suportes outros. Modos outros que nós pessoas que não veem (apenas) com os olhos vimos inventando, ao longo desses dois anos, ao viver, resistir e (re)existir mundos outros possíveis na educação e na vida. |
Abstract: | This dissertation is an effect of the research in which i sought to learn about the experiences and the life paths of people who don't see (only) with the eyes: their possible displacement processes in this world saturated by Visual images, which to live it resist and make (re)exists other possible worlds. All this processuality came through meetings, which were not limited to the physical presence of bodies, but rather to the effects caused by the presence and the existence of another, that move us, go through us and transforms us. Was this untimely dimension of the meeting which made this research pulse on rehabilitation of the Benjamin Constant Institute (RJ), which was one of the exquisite spaces to meet, but not the only one: we cross streets, shortcuts, rooms, camps, cities, neighborhoods etc. On the other hand, the writing of research was composed in plateaus, that, unlike chapters, don't propose a literal connection or a preset order of reading and text entry. As in a deleuzeguattariano Rhizome, the plateaus worked as possible devices to give the view to the experiences and knowledge emanated from each encounter. As an effect of writing, dissertation presents itself multiple: in its composition there is a CD-ROM with the digital version and in Hypertext in PDF which can be read with the aid of speech synthesizers. There are also all the tracks with the soundscapes produced as a non-visual images - throughout this research. It is introduced an audiobook, which isn't summed up about the transcription of all text on audio, and, finally, there's the physical version of this work, which was presented to the defense stand and offered for publication in the library of the teacher graduation College of the State University of Rio de Janeiro. All these supports presented are not substitutive each other, they are other narratives, in other languages, with other supports. Other ways that we people who don't see (only) with the eyes came over making up, over this two years, while living, resist and (re)exist other possible worlds in education and in life. |
Palavras-chave: | Difference Inclusion Blindness Special Education Diferença Inclusão Cegueira Pessoas que Não Veem (Apenas) com os Olhos Educação Especial |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9962 |
Data de defesa: | 21-Fev-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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