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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola de tempo integral e jornada ampliada: fatores e possibilidades que favorecem a democracia no cotidiano escolar
Título(s) alternativo(s): Full time school and extended program: facts and possibilities which promote democracy in everyday life at school
Autor: Silva, Cintia de Assis Ricardo da 
Primeiro orientador: Mauricio, Lúcia Velloso
Primeiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Segundo membro da banca: Carvalho, Rosa Malena de Araújo
Terceiro membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Resumo: O presente texto corresponde a uma dissertação de Mestrado, e é a materialização, através da escrita, de uma pesquisa em uma escola pública, um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), no município do Rio de Janeiro. Visibiliza as pistas que os sujeitos de uma escola de horário integral trazem e que são sobremaneira significativas para um breve entendimento acerca das relações estabelecidas na escola que podem indicar uma perspectiva democrática de escola. Trata de uma imersão no cotidiano escolar de uma escola pública de horário integral, e os fatores e possibilidades de exercícios de participação, diálogo, experiências que contribuem para ampliação e compartilhamento dos conhecimentos dos sujeitos envolvidos. Traz um breve panorama da educação em tempo integral no Brasil, explicitando algumas políticas públicas de ampliação de tempo escolar, cuja ênfase se dá no contexto atual na rede municipal do Rio de Janeiro. Ressalta a democracia no cenário brasileiro, na educação e no cotidiano escolar. Trata ainda de evidenciar as instâncias desta escola como espaços de potência para a democracia. Essas instâncias são instituídas e instituintes, tanto as que são para toda a rede como o caso do Conselho Escola Comunidade (CEC) e da Aula, quanto as que os sujeitos da escola criaram e consolidaram, como o Grupo de Estudos. O desenvolvimento da pesquisa teve como objetivo geral: investigar como os sujeitos (professores, gestores, estudantes, funcionários e responsáveis) de uma escola de tempo integral veem e exercem ações democráticas nas diferentes instâncias da instituição. Ao considerar este cotidiano escolar como espaçotempo de exercícios democráticos foram enfatizadas as pistas acerca da participação da comunidade escolar nas decisões e ações; as relações construídas entre os sujeitos; e o que de diferente, de interessante caracteriza este CIEP, trazendo perspectivas do que pode ser mudado. As ações foram aproximadas de leituras de uma democracia de baixa intensidade, em que a representatividade é fator preponderante, e uma democracia de alta intensidade, onde há representatividade, porém há maior participação dos sujeitos envolvidos. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, com abordagem nos/dos/com os cotidianos. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas, e a partir delas um mapa dialógico. Os resultados indicam que há, no interior desta escola, práticas que são hierarquizantes, que vão em direção ao não diálogo, à participação reduzida dos sujeitos na vida da escola, que fortalecem a democracia de baixa intensidade. Porém há, também, muitas práticas voltadas para a horizontalização das relações, dos saberes, em prol de transformações com vias a uma escola de tempo integral que contribua para a formação humana dos que constituem este grupo, aproximando da perspectiva da democracia de alta intensidade. O fator mais tempo, por ser uma escola de horário integral, pressupõe mais diálogos, mais projetos compartilhados, com ações que priorizem a qualidade social da educação, e encaminhamentos para a transformação desta escola em algo que ela já é, porém, com mais participação, mais experiências e exercícios democráticos.
Abstract: This paper, which corresponds to a Master Degree dissertation, is the materialization through writing of a research in a public school, also known as Public Education Integrated Center (PEIC), in Rio de Janeiro. It enlightens clues that are brought by subjects from a full time school and which are meaningful for understanding the relationships established at school that might indicate a democratic perspective. The research is an immersion in everyday life at a full time public school and in the facts and possibilities of participation, dialog and experiences that contribute to widen and share the knowledge of the subjects involved. It brings a brief panorama of full time education in Brazil, pointing out some public policies for extended programs, whose focus is on the current context in Rio de Janeiro municipality. It shows democracy in Brazilian scenario, in education and in everyday life at school. It also shows the instances of this school as potential democracy spaces. These instances build and are built at the same time, as it is possible to observe from the School Community Council (SCC) and Class, to the creation and consolidation as Studying Group. The development of the research aimed at: investigating how subjects at a full time school (teachers, managers, other school employees, students and parents) see and understand democratic actions in different instances of the institution. When considering this everyday life at school as space-time of democratic actions, clues of the school community participation in decision making were emphasized; the relationships built among subjects; and which different and interesting elements features this PEIC, bringing perspectives of what may be changed. The actions have been related to a low intensity democracy, in which representativeness is a preponderant factor, and to a high intensity democracy, in which there is representativeness, but with wider participation of the subjects involved. The methodology applied was the Qualitative Research, with focus on everyday life. The research applied semi-structured interviews and, from them, a dialogical map was made. The results indicate that there are, inside this school, practices which are hierarchical and which are non-dialogical, reducing the participation of the subjects in the school procedures and promoting a low intensity democracy. On the other hand, there are many practices focused on horizontal relationships, on different knowledge, in favor of transforming the full time school into a place that contributes to the human formation of those who are part of this community, trying to get closer to a high intensity democracy. The extended program, as it a full time school, presuppose more dialog, more shared projects, actions which prioritize social quality of education and attempts to transform this school into something it already is, but with more participation, more experiences and more democracy.
Palavras-chave: Democracy
Full time school
Everyday life at school
Democracia
Escola de tempo integral
Cotidiano escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9963
Data de defesa: 28-Jul-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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