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Tipo do documento: Dissertação
Título: A mobilização de inéditos-viáveis pelos educadores do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Maré/RJ
Título(s) alternativo(s): The mobilization of untested feasibility by the educators of the Youth and Adult Education Center of Maré/RJ
Autor: Moreirão, Diego Domingues Peçanha 
Primeiro orientador: Alvarenga, Márcia Soares de
Primeiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Segundo membro da banca: Valle, Maria Teresa Esteban do
Resumo: A partir do meu interesse inicial em dialogar com professores da Educação de Jovens e Adultos sobre suas práticas em um espaço de constantes conflitos sociais como o Bairro Maré, conglomerado de pequenos bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, já considerado um dos maiores complexos de favelas da cidade, a presente pesquisa busca analisar o papel central dos educadores do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Maré (CEJA Maré) na mobilização de inéditos-viáveis, dentre eles, através da mobilização do Fórum de Educação da Maré, enquanto espaço de resistência propositiva e de fortalecimento da comunidade na qual a escola está inserida. A pesquisa analisou as ações desses educadores, sob a perspectiva de papel político e formativo que desempenham, buscando compreender suas principais motivações e as estratégias utilizadas como expressão da práxis educativa. Dentre os diversos autores usados como referência para esta dissertação, os principais suportes teóricos serão as reflexões desenvolvidas pelo educador Paulo Freire sobre educação de jovens e adultos em espaço populares, bem como sobre a mobilização de inéditos viáveis em situações-limite, e por Antonio Gramsci com sua discussão sobre o papel dos intelectuais orgânicos nos processos de disputa e manutenção de poder na sociedade, nos levando a pensar os educadores do CEJA Maré como sujeitos envolvidos em descontruir, através de suas práticas pedagógicas, perspectivas tidas como dominantes e fomentar entre seus alunos e alunas discussões a favor de novos modos de interagir e compreender o mundo. Como conclusões finais, tal dissertação apresenta reflexões sobre a fundamental importância do fortalecimento da coletividade docente e da articulação destes com os sujeitos que compõem a comunidade do entorno da escola.
Abstract: Based on my initial interest in dialoguing with Youth and Adult Education teachers about their practices in a space of constant social conflicts, such as Maré, a conglomeration of small neighborhoods in the Northern Zone of Rio de Janeiro, already considered one of the largest complexes of slums of the city, the present research seeks to analyze the central role of the educators of the Maré Youth and Adult Education Center (CEJA Maré) in the mobilization of untested feasibility, ones, among them, through the mobilization of the Education Forum of Maré, as a space of propositional resistance and of strengthening the community in which the school is inserted. The research analyzed the actions of these educators, from the perspective of the political and formative role they play, seeking to understand their main motivations and the strategies used as an expression of the educational praxis. Among the several authors used as reference for this dissertation, the main theoretical supports will be the reflections developed by educator Paulo Freire on education of young people and adults in popular spaces, as well as on the mobilization of untested feasibility in limit-situations, and Antonio Gramsci with his discussion on the role of organic intellectuals in the processes of dispute and maintenance of power in society, leading us to think of the CEJA Maré educators as subjects involved in the disintegration, through their pedagogical practices, perspectives considered as dominant and foment among their students And student discussions in favor of new ways of interacting and understanding the world. As final conclusions, this dissertation presents reflections on the fundamental importance of strengthening the teaching community and their articulation with the subjects that make up the community around the school.
Palavras-chave: Youth and Adults Education
Maré (Rio de Janeiro, RJ)
Untested Feasibility
Popular Education
Educação de jovens e adultos
Maré (Rio de Janeiro, RJ)
Inéditos-viáveis
Educação popular
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9964
Data de defesa: 21-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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