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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN) e as implicações da política de avaliação externa no segundo segmento do ensino fundamental: a visão dos professores
Título(s) alternativo(s): The Niterói Education Assessment System (EESN) and the implications of the external evaluation policy in the second segment of elementary school: the perspective of teachers
Autor: Vasconcellos, Carla Cristina Martins da Conceição 
Primeiro orientador: Mauricio, Lúcia Velloso
Primeiro membro da banca: Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Segundo membro da banca: Alvarenga, Márcia Soares de
Terceiro membro da banca: Leite, Vania Finholdt Angelo
Resumo: A presente dissertação trata de uma pesquisa sobre o Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN), instituído em 2013. Este estudo se inclui na conjuntura educacional brasileira a partir da criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que tem seu início no final da década de 1980. Objetivamos depreender e analisar quais foram os efeitos do SAEN, que cria no seu arcabouço uma avaliação externa local o Programa Avaliar para Conhecer caracterizado por ser parte da diagnose do estado de conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Niterói. O estudo em questão tem como objetivos: analisar a incorporação pelos professores do segundo segmento do ensino fundamental das políticas públicas educacionais no que tange à avaliação na Rede Municipal de Educação, nos últimos 20 anos, desde aquelas que antecederam ao SAEN até as mais recentes (avaliação continuada; 1ª proposta de ciclos; 2º proposta de ciclos); discutir o SAEN como abordagem de avaliação institucional, com base na legislação que o institui e o normatiza. Para tanto, realizamos a análise documental; entrevistas com os professores das diferentes áreas do conhecimento que compõem o currículo do segundo segmento do ensino fundamental e a observação como método, uma vez que a pesquisadora faz parte do universo da pesquisa, interagindo com os sujeitos. Recorremos ao referencial teórico analítico da abordagem do Ciclo de Políticas, sugerido por Ball e colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; 1994), e explorada por Mainardes (2006a) para analisarmos os documentos e as entrevistas. Para fundamentar esse estudo, utilizamos as contribuições de Bonamino (2002; 2013; 2016); Bonamino e Souza (2012); Oliveira (2007); Freitas (2004; 2013); Dias Sobrinho (2003; 2012); Balzan e Dias Sobrinho (2011) e outros. Esperamos que essa análise possa contribuir para outras pesquisas relacionadas à avaliação externa, no âmbito das gestões municipais de educação. Este estudo se insere na linha de pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades, do Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Abstract: The present work is about the Niterói Education Assessment System (EESN), established in 2013. This study is part of the national context of the Brazilian education since the creation of the Basic Education Evaluation System, in the late 1980s. We aim at comprehending and analysing which the effects of the EESN have been, once it develops a local external evaluation process the Avaliar para Conhecer Program characterized by being part of the diagnosis of students' knowledge status in the Elementary School of the Municipal Education Network of Niterói. Our purposes are: to analyse the incorporation by teachers of the second segment of primary education of public educational policies in relation to the evaluation in the Municipal Education Network of Niterói, in the last 20 years, since those policies that have preceded the EESN until the latest ones (continued evaluation; first cycles proposal; second cycles proposal); to discuss the EESN as an institutional evaluation approach, based on its specific legislation. For this, we perform the documentary analysis; interviews with teachers from the different areas of knowledge that make up the curriculum of the second segment of elementary education and the observation as a method, for the researcher is part of the research environment and interacts with subjects. We have used the theoretical analytical framework of the Policy Cycle, suggested by Ball and contributors (BOWE; BALL; GOLD, 1992; 1994), and explored by Mainardes (2006a), to substantiate the analyses of the interviews and documents. To support this study, we have used the contributions from Bonamino (2002; 2013; 2016); Bonamino and Souza (2012); Oliveira (2007); Freitas (2004; 2013); Dias Sobrinho (2003; 2012); Balzan and Dias Sobrinho (2011) and others. We hope that this analysis can contribute to other researches related to the external evaluation, in the scope of municipal education management. This study is part of the Policy, Rights and Inequalities research line of the Master Course in Education in the State University of Rio de Janeiro.
Palavras-chave: External Evaluation
Institutional Evaluation
Education Evaluation System of Niterói
Avaliar para Conhecer Program
Learning Management
Avaliação Externa
Avaliação Institucional
Sistema de Avaliação da Educação de Niterói SAEN
Programa Avaliar para Conhecer
Gestão das Aprendizagens
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9965
Data de defesa: 27-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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