Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9966
Tipo do documento: Dissertação
Título: Que matemática acontece no Projeto de Reforço Escolar para o 2º Ciclo de ensino? Uma experiência com os/as professores/as polivalentes da Rede Municipal de Educação de Niterói
Título(s) alternativo(s): What mathematics happens in the School Reinforcement Project for the 2nd cycle of education? An experience with the multi-purpose teachers of the Niterói Municipal Education Network
Autor: Andrade, Cristiane Custodio de Souza 
Primeiro orientador: Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
Primeiro membro da banca: Valle, Maria Teresa Esteban do
Segundo membro da banca: Sá, Ilydio Pereira de
Terceiro membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Quarto membro da banca: Santana, Maria Silvia Rosa
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a Educação Matemática dos anos iniciais praticada em contextos de recuperação das aprendizagens. Para isso, toma como lócus privilegiado de investigação o Projeto de Reforço Escolar para o 2º Ciclo de ensino, instituído na Rede Municipal de Educação de Niterói no ano de 2015. A apresentação do Projeto nesta investigação é configurada a partir da análise do documento que o instituíra na referida Rede, cujo objetivo consistia em oferecer aulas de reforço abordando os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática para alunos que, após avaliação diagnóstica, haviam sido considerados com desempenho insatisfatório frente as habilidades esperadas para o referido ciclo. A investigação tem caráter qualitativo e se desenvolveu em espaços de formação continuada, nos quais a pesquisadora acompanhou um grupo de professores/as que lecionavam para os/as alunos/as indicados para o Projeto de Reforço Escolar. O objetivo da pesquisa consistiu em compreender as concepções de ensino da matemática a partir do que os sujeitos expressavam sobre suas práticas em um questionário inicial, em relatórios escritos e em depoimentos transcritos de entrevistas. A análise dos dados me permitiu concluir que as condições materiais de trabalho e a formação continuada são elementos importantes, apesar de não serem os únicos, para a melhoria da prática docente.
Abstract: This research aims to investigate the Mathematics Education of the initial years practiced in contexts of learning recovery. To this end, it takes as a privileged locus of research the School Reinforcement Project for the 2nd cycle of education, instituted in the Municipal Network of Education of Niterói in the year 2015. The presentation of the Project in this investigation is configured from the analysis of the document that had it instituted in said Network, whose objective was to offer reinforcement classes addressing the Portuguese Language and Mathematics for students who, after diagnostic evaluation, had been considered with poor performance against the skills expected for the referred cycle. The research has a predominantly qualitative character and has been developed in spaces of continuous formation, in which the researcher accompanied a group of teachers who taught to the students indicated for the School Reinforcement Project. The objective of the research was to understand the conceptions of teaching mathematics from what the subjects expressed about their practices in an initial questionnaire, written reports and transcribed testimonies of interviews. The analysis of the data allowed me to conclude that the material conditions of work and the continued formation are important elements, although not the only ones, for the improvement of the teaching practice.
Palavras-chave: School reinforcement
Evaluation
Mathematical Education
Elementary School
Reforço Escolar
Avaliação
Educação Matemática
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9966
Data de defesa: 16-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cristiane Custodio.pdf3,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.