Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9967
Tipo do documento: Dissertação
Título: A creche Joias de Cristo e suas memórias: uma (re)construção histórica dos seus 20 anos
Título(s) alternativo(s): Day care Jewelry Christ and his memories: a (re)construction of their historic 20 years
Autor: Santos, Jessica Swelly 
Primeiro orientador: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Primeiro coorientador: Tavares, Maria Tereza Goudard
Primeiro membro da banca: Prestes, Zoia Ribeiro
Segundo membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Terceiro membro da banca: Jesus, Regina de Fátima de
Resumo: A presente dissertação narra uma parte da história do Programa Criança na Creche (1994) através do levantamento das memórias da Creche Joias de Cristo. O caminho trilhado foi da investigação, análise e compreensão do processo histórico e político de concepção e implementação das creches comunitárias no Brasil, mais especificamente como isto se deu no município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. O Programa consiste num convênio de assistência técnica e financeira entre creches comunitárias e a Fundação Municipal de Educação (FME). Apresenta-se resultado de pesquisa de caráter qualitativo, de cunho participativo, utilizando a História Oral como pressuposto teórico e metodológico de uma história do tempo presente, e, portanto, tendo como fonte documental o registro das memórias narradas nas entrevistas das testemunhas que participaram da trajetória dessa creche. O trabalho dialoga com o referencial teórico bourdiesiano (2001), que discute as características de efeitos de lugar, trazendo a lume a contribuição das vozes das educadoras e educadores comunitários e outros sujeitos das camadas populares valorizando suas memórias, suas conquistas e resistências propositivas ao poder instituído. Nesse sentido, o percurso desta investigação intenciona que as histórias e as memórias da Creche Joias de Cristo possam ser (re) construídas e narradas como uma possibilidade de compreensão dos diferentes movimentos dos subalternizados pela conquista do direito à educação infantil em Niteói.
Abstract: This work tells the story of the Child Day Care Program (1994) through the lifting of the memories of the Nursery Jewels of Christ. The trodden path was research, analysis and understanding of the historical and political process of design and implementation of community nurseries in Brazil, focusing more specifically how this happened in the city of Niteroi, State of Rio de Janeiro focusing particularly on the Creche Jewels of Christ. The program is a partnership of technical and financial assistance from community nurseries and the Municipal Education Foundation (WEF). It presents results of qualitative research, participatory nature, using oral history as a theoretical and methodological assumption of a history of the present, and therefore, with the source document the record of narrated memories in interviews of witnesses who participated in the trajectory of this day care center in the municipality. The work dialogues with the bourdiesiano theoretical framework (2001), which discusses the place Effects features, bringing to light the contribution of voices of educators and community educators and other subjects of popular layers valuing their memories, their achievements and purposeful resistance to power established. In this sense, the course of this investigation intends that the stories and memories of the Nursery Jewels of Christ can be (re) constructed and narrated as a possibility of understanding of the different movements of the subordinate the achievement of the right to early childhood education in Niteroi.
Palavras-chave: Nursery Community
Child education
History and memory
Child Program in the nursery
Public policies for early childhood education
Place effects
Creche comunitária
Educação infantil
História e memória
Programa criança na creche
Políticas públicas de educação infantil
Efeitos de lugar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9967
Data de defesa: 29-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jessica Swelly Santos.pdf2,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.