Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9967
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A creche Joias de Cristo e suas memórias: uma (re)construção histórica dos seus 20 anos |
Título(s) alternativo(s): | Day care Jewelry Christ and his memories: a (re)construction of their historic 20 years |
Autor: | Santos, Jessica Swelly ![]() |
Primeiro orientador: | Sangenis, Luiz Fernando Conde |
Primeiro coorientador: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Primeiro membro da banca: | Prestes, Zoia Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Araújo, Mairce da Silva |
Terceiro membro da banca: | Jesus, Regina de Fátima de |
Resumo: | A presente dissertação narra uma parte da história do Programa Criança na Creche (1994) através do levantamento das memórias da Creche Joias de Cristo. O caminho trilhado foi da investigação, análise e compreensão do processo histórico e político de concepção e implementação das creches comunitárias no Brasil, mais especificamente como isto se deu no município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. O Programa consiste num convênio de assistência técnica e financeira entre creches comunitárias e a Fundação Municipal de Educação (FME). Apresenta-se resultado de pesquisa de caráter qualitativo, de cunho participativo, utilizando a História Oral como pressuposto teórico e metodológico de uma história do tempo presente, e, portanto, tendo como fonte documental o registro das memórias narradas nas entrevistas das testemunhas que participaram da trajetória dessa creche. O trabalho dialoga com o referencial teórico bourdiesiano (2001), que discute as características de efeitos de lugar, trazendo a lume a contribuição das vozes das educadoras e educadores comunitários e outros sujeitos das camadas populares valorizando suas memórias, suas conquistas e resistências propositivas ao poder instituído. Nesse sentido, o percurso desta investigação intenciona que as histórias e as memórias da Creche Joias de Cristo possam ser (re) construídas e narradas como uma possibilidade de compreensão dos diferentes movimentos dos subalternizados pela conquista do direito à educação infantil em Niteói. |
Abstract: | This work tells the story of the Child Day Care Program (1994) through the lifting of the memories of the Nursery Jewels of Christ. The trodden path was research, analysis and understanding of the historical and political process of design and implementation of community nurseries in Brazil, focusing more specifically how this happened in the city of Niteroi, State of Rio de Janeiro focusing particularly on the Creche Jewels of Christ. The program is a partnership of technical and financial assistance from community nurseries and the Municipal Education Foundation (WEF). It presents results of qualitative research, participatory nature, using oral history as a theoretical and methodological assumption of a history of the present, and therefore, with the source document the record of narrated memories in interviews of witnesses who participated in the trajectory of this day care center in the municipality. The work dialogues with the bourdiesiano theoretical framework (2001), which discusses the place Effects features, bringing to light the contribution of voices of educators and community educators and other subjects of popular layers valuing their memories, their achievements and purposeful resistance to power established. In this sense, the course of this investigation intends that the stories and memories of the Nursery Jewels of Christ can be (re) constructed and narrated as a possibility of understanding of the different movements of the subordinate the achievement of the right to early childhood education in Niteroi. |
Palavras-chave: | Nursery Community Child education History and memory Child Program in the nursery Public policies for early childhood education Place effects Creche comunitária Educação infantil História e memória Programa criança na creche Políticas públicas de educação infantil Efeitos de lugar |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9967 |
Data de defesa: | 29-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Jessica Swelly Santos.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.