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Tipo do documento: Dissertação
Título: Centro de Estudos Supletivos de Niterói: uma proposta de educação para jovens e adultos (1976-1986)
Título(s) alternativo(s): Center of Supplemental Education in Niterói: a proposal of education for youth and adults (1976-1986)
Autor: Paiva, Rosa Maria Garcia Monaco 
Primeiro orientador: Rangel, Sonia de Oliveira Camara
Primeiro membro da banca: Biccas, Maurilane de Souza
Segundo membro da banca: Alvarenga, Márcia Soares de
Terceiro membro da banca: Farias, Monica Ferreira de
Resumo: Um dos desdobramentos do ensino do segundo ciclo de suplência do 1º Grau, a partir da Lei de Reforma Educacional nº 5.692/71, foi a criação dos centros de estudos supletivos (CES) e, entre eles, do Centro de Estudos Supletivos na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, inaugurado em setembro de 1976. Esta instituição pública, utilizando-se do método semipresencial da modalidade da educação à distância (EAD), já era uma realidade no Brasil e no exterior. A entrada de capital estrangeiro no país dava-se através da instauração de indústrias e fábricas, o que trazia demanda por mão de obra. Com este propósito, a política pública educacional organizada nos anos da ditadura militar (1964-1985) investia na educação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Esta dissertação pretende analisar o processo de criação, organização e funcionamento do CES de Niterói em seu primeiro decênio (1976 a 1986). Interessa-nos, sob a alegação da pergunta central, compreender a criação do Centro de Estudos Supletivos de Niterói e o seu cenário para o público alvo que a ele se destinava. Iremos tensionar as motivações pelos quais os CES foram gerados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A micro-história será a balizadora teórico-metodológica, nos revelando a proposta dos centros de estudos supletivos.
Abstract: One of the consequences of the teaching of the second cycle of supplementary education of the 1st Degree from the Education Reform Law no. 5,692 / 71, it was the creation of the Center of Supplemental Education (CES) and, among them, the Center of Supplemental Education in Niterói City, State of Rio de Janeiro inaugurated in September 1976. This public institution, using the semi-distance method of distance education (EAD), was already a reality in Brazil and abroad. The entrance of foreign capital in the country occurred through the establishment of industries and factories, which brought demand for manpower. To this end, the public educational policy organized in the years of the military dictatorship (1964-1985) invested in the education of young people and adults for the labor market. This dissertation intends to analyze the process of creation, organization and functioning of the Niterói CES in its first decade (1976 to 1986). We are interested, on the basis of the central question, to understand the creation of the Center of Supplemental Education in Niterói and its scenario before its audience. We will search for the motivations in which the ESCs were generated by the Ministry of Education and Culture (MEC). The micro-history will be the theoretical and methodological references, revealing the proposal of the adult education programs.
Palavras-chave: Center of Supplemental Education in Niterói
Blended learning
Education of young people and adults
History of Education
Centro de Estudos Supletivos de Niterói
Ensino semipresencial
Educação de jovens e adultos
História da Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9968
Data de defesa: 23-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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