Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9970
Tipo do documento: Dissertação
Título: História de vida e formação docente: atravessamentos transdisciplinares
Título(s) alternativo(s): História de vida e formação docente: atravessamentos transdisciplinares
Autor: Quintanilha, Clarissa Moura 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Segundo membro da banca: Gasparello, Vânia Medeiros
Terceiro membro da banca: Chaves, Iduina Edite Mont Alverne Braun
Resumo: A transdisciplinaridade pode ser considerada uma resposta à hegemonia do conhecimento científico da modernidade atuante no ambiente educativo. No entanto, a educação transdisciplinar articulada com as narrativas (auto)biográficas docentes é um tema pouco estudado no campo educacional. Entendemos que a formação transdisciplinar do professor deve contemplar um processo tripolar: a autoformação (a formação na relação consigo mesmo), a heteroformação (a formação na relação com os outros) e a ecoformação (a formação na relação com o ambiente). Nosso principal objetivo buscou favorecer a compreensão da formação transdisciplinar por meio das histórias de vida dos docentes convidados para esta pesquisa. Contamos com múltiplos olhares e vozes de duas professoras da Educação Infantil, dois professores do Ensino Fundamental, uma professora do Curso Normal também docente de um programa de Pós-Graduação na área da Educação e uma professora do Curso Normal igualmente docente do Ensino Superior, na modalidade a distância em uma licenciatura em Pedagogia, totalizando seis professores. Realizamos um grupo focal composto por uma oficina na qual foram construídas mandalas; com elas as histórias de vida emergiram. Foi realizada também uma entrevista individual, em prol de refletir com as narrativas e as vozes dos sujeitos envolvidos. Compreendemos que os grupos focais podem favorecer a análise crítica dos participantes acerca do tema proposto. A análise das histórias de vida foi realizada à luz das contribuições teóricas e metodológicas da tematização. Por fim, acreditamos que tal trabalho favoreceu a compreensão da formação transdisciplinar docente entrelaçada pelas narrativas (auto)biográficas docentes, uma outra forma de desenvolvimento profissional mais de acordo com as necessidades de nossa sociedade.
Abstract: Transdisciplinarity can be considered a response to the hegemony of scientific knowledge of modernity active in educational environment. However, transdisciplinary education articulated with (auto)biographical narratives is a matter still understudied in the field of Education. We understand that transdisciplinar teachers` training must contemplate a tripolar process: the personal self formation (training in relation to him/herself); the hetero formation (training in relation to others) and the eco formation (training in relation to the environment). The present research proposed a discussion between the dyad transdisciplinary teaching training and (auto)biographical narratives, through the views and voices of two early childhood education teachers, two teachers from elementary school, a teacher in the Normal Course, also Professor of a graduate degree program in the field of education and a teacher in the Normal course, also a Professor of higher education, in distance mode in a Bachelor's degree in education, totaling six teachers. We conducted a focus group with a workshop in which they constructed mandalas, with them the stories of life emerged. It was also held an individual interview, in order to reflect with the narratives and the multiple voices of the subjects involved. We understand that the focus groups can encourage critical analysis of the participants on the subject proposed. The analysis of life stories was carried out in the light of the theoretical and methodological contributions of thematization. Finally, we believe that such work favored understanding transdisciplinary training for teachers entwined by the (auto)biographical narrative, as another possibility of professional development in accordance with present needs of our society.
Palavras-chave: Transdisciplinarity
Transdiciplinar teachers training
Teachers (auto)biographical narratives
Thematization
Transdisciplinaridade
Formação docente transdisciplinar
Narrativas (auto)biográficas docentes
Tematização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9970
Data de defesa: 21-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Clarissa Quintanilha.pdf3,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.