Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9970
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | História de vida e formação docente: atravessamentos transdisciplinares |
Título(s) alternativo(s): | História de vida e formação docente: atravessamentos transdisciplinares |
Autor: | Quintanilha, Clarissa Moura ![]() |
Primeiro orientador: | Fontoura, Helena Amaral da |
Primeiro membro da banca: | Bragança, Inês Ferreira de Souza |
Segundo membro da banca: | Gasparello, Vânia Medeiros |
Terceiro membro da banca: | Chaves, Iduina Edite Mont Alverne Braun |
Resumo: | A transdisciplinaridade pode ser considerada uma resposta à hegemonia do conhecimento científico da modernidade atuante no ambiente educativo. No entanto, a educação transdisciplinar articulada com as narrativas (auto)biográficas docentes é um tema pouco estudado no campo educacional. Entendemos que a formação transdisciplinar do professor deve contemplar um processo tripolar: a autoformação (a formação na relação consigo mesmo), a heteroformação (a formação na relação com os outros) e a ecoformação (a formação na relação com o ambiente). Nosso principal objetivo buscou favorecer a compreensão da formação transdisciplinar por meio das histórias de vida dos docentes convidados para esta pesquisa. Contamos com múltiplos olhares e vozes de duas professoras da Educação Infantil, dois professores do Ensino Fundamental, uma professora do Curso Normal também docente de um programa de Pós-Graduação na área da Educação e uma professora do Curso Normal igualmente docente do Ensino Superior, na modalidade a distância em uma licenciatura em Pedagogia, totalizando seis professores. Realizamos um grupo focal composto por uma oficina na qual foram construídas mandalas; com elas as histórias de vida emergiram. Foi realizada também uma entrevista individual, em prol de refletir com as narrativas e as vozes dos sujeitos envolvidos. Compreendemos que os grupos focais podem favorecer a análise crítica dos participantes acerca do tema proposto. A análise das histórias de vida foi realizada à luz das contribuições teóricas e metodológicas da tematização. Por fim, acreditamos que tal trabalho favoreceu a compreensão da formação transdisciplinar docente entrelaçada pelas narrativas (auto)biográficas docentes, uma outra forma de desenvolvimento profissional mais de acordo com as necessidades de nossa sociedade. |
Abstract: | Transdisciplinarity can be considered a response to the hegemony of scientific knowledge of modernity active in educational environment. However, transdisciplinary education articulated with (auto)biographical narratives is a matter still understudied in the field of Education. We understand that transdisciplinar teachers` training must contemplate a tripolar process: the personal self formation (training in relation to him/herself); the hetero formation (training in relation to others) and the eco formation (training in relation to the environment). The present research proposed a discussion between the dyad transdisciplinary teaching training and (auto)biographical narratives, through the views and voices of two early childhood education teachers, two teachers from elementary school, a teacher in the Normal Course, also Professor of a graduate degree program in the field of education and a teacher in the Normal course, also a Professor of higher education, in distance mode in a Bachelor's degree in education, totaling six teachers. We conducted a focus group with a workshop in which they constructed mandalas, with them the stories of life emerged. It was also held an individual interview, in order to reflect with the narratives and the multiple voices of the subjects involved. We understand that the focus groups can encourage critical analysis of the participants on the subject proposed. The analysis of life stories was carried out in the light of the theoretical and methodological contributions of thematization. Finally, we believe that such work favored understanding transdisciplinary training for teachers entwined by the (auto)biographical narrative, as another possibility of professional development in accordance with present needs of our society. |
Palavras-chave: | Transdisciplinarity Transdiciplinar teachers training Teachers (auto)biographical narratives Thematization Transdisciplinaridade Formação docente transdisciplinar Narrativas (auto)biográficas docentes Tematização |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9970 |
Data de defesa: | 21-Fev-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Clarissa Quintanilha.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.