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Tipo do documento: Dissertação
Título: É pegar ou largar : a luta de mulheres trabalhadoras na Ilha do Governador pelo direito à creche
Título(s) alternativo(s): Take it or leave it : the struggle of working women in the Ilha do Governador for the right to nursery school
Autor: Lucchesi, Jane Chalão 
Primeiro orientador: Tavares, Maria Tereza Goudard
Primeiro membro da banca: Alvarenga, Márcia Soares de
Segundo membro da banca: Valle, Maria Teresa Esteban do
Terceiro membro da banca: Oliveira, Elaine Ferreira Rezende de
Resumo: O objetivo geral deste estudo é investigar e dar visibilidade à luta das mulheres trabalhadoras pelo direito à creche no município do Rio de Janeiro. Esta luta, que constituiu uma importante articulação da sociedade civil, garantindo na LDB 9394/96 e na Constituição Federal de 1988 o direito à creche, modificou o modo pelo qual as unidades de atendimento à pequena infância eram vistas em todo o país. Nesse sentido, o estudo em tela, de caráter qualitativo, buscou adotar procedimentos teórico-metodológicos dos estudos qualitativos, aprofundando através da leitura documental e de entrevistas, o olhar sobre a creche na Arca de Noé, uma creche comunitária conveniada, localizada no Guarabú, Ilha do Governador, no município do Rio de Janeiro. Do ponto de vista temporal e documental, a presente pesquisa busca investigar o contexto de criação da creche comunitária conveniada Arca de Noé em 1984, quando iniciaram as atividades com as crianças neste equipamento de educação. A partir do engajamento político dos sujeitos envolvidos no processo, investigo a trajetória da Arca de Noé, pesquisando o(s) papel(eis) que a creche cumpre junto às mulheres trabalhadoras, tendo como parâmetro o reconhecimento de seus direitos e conquistas sociais. Do ponto de vista teórico, a fundamentação dos meus estudos se ancora no pensamento de Paulo Freire, relacionando a luta por creche aos processos mais amplos de consciência política e social; assim como também outros autores que abordam a luta do gênero feminino por emancipação, os Movimentos Sociais e a luta por creche como uma política de gênero.
Abstract: The intentions of this research is to investigate the struggle of working mothers for the right to nursery school in Rio de Janeiro s municipality. This struggle has constituted an important articulation from the civil society, ensuring in LDB 9394/96 and in the Federal Constitution of 1988 the right to nursery school has modified the way in which the care units to early childhood were seen all over the country. In this sense, the study in point, from the qualitative type, sought to adopt the theoretical-methodological of qualitative studies, deepening through documentary reading and interviews, the look on Arca de Noé s nursery school, a convened community nursery school, located in Guarabú, Ilha do Governador, in Rio de Janeiro s municipality. From the temporal and documental point of view, the present research seeks to investigate the creation s context of Arca de Noé s convened community nursery school in 1984, when started the activities with the children in this education equipment. From the political engagement of subjects involved in the process I seek to investigate Arca de Noé s trajectory, researching the role that nursery school fulfills by working mothers themselves, having as parameter the recognition of their social rights and achievements. From the theoretical standpoint, the foundation of my studies is anchored in Paulo Freire s thought, by relating the struggle for nursery school to wider processes of political and social awareness; as well as other authors who approach the feminism issue for emancipation, the Social Movements and the struggle for nursery school as a gender policy.
Palavras-chave: Right to Nursery School
Struggle of Working Mothers
Social Movements for Education
Convened Community Nursery School
Women Movement
Direito à Creche
Luta das Mulheres Trabalhadoras
Movimentos Sociais por Educação
Creche Comunitária Conveniada
Movimento de Mulheres
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9973
Data de defesa: 3-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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