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Tipo do documento: Dissertação
Título: Diálogos com egressos de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores UERJ sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação
Título(s) alternativo(s): Dialogues with Life Science graduates of Faculdade de Formação de Professores UERJ on informatios anda communication technologies
Autor: Siqueira, Graziele Cancio 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Ayres, Ana Clea Braga Moreira
Segundo membro da banca: Guimarães, Glaucia Campos
Terceiro membro da banca: Linhares, Martha Maria Prata
Resumo: As possibilidades de emprego das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no Ensino de Ciências são o mote desta pesquisa. Para estrutura-la teoricamente desmembramos o tema em tópicos que analisaram o contexto sociocultural em que estas tecnologias surgiram e se consolidaram como recursos facilitadores da vida humana; abordamos as exigências do capitalismo cognitivo, o papel da escola e as modalidades de aprendizagem e linguagem emergidas a partir da Cibercultura (LEVY, 1999) demarcadas pela descentralização do saber escolar e pela constituição dos saberes mosaico (MARTÍN-BARBERO, 2014) dos quais os jovens estão munidos ao acessarem os espaços educativos. Discorremos com Carlos Marcelo Garcia, Paulo Feire, Antônio Nóvoa, Maurice Tardif, Menga Ludke e Luiz Alberto Boing à respeito da formação, do desenvolvimento profissional e da profissionalidade docente e as viáveis influências das TICs nestas áreas. Numa rota mais específica, nos dirigimos à Faculdade de Formação de Professores (FFP) vinculada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e elencamos os professores egressos do curso de Ciências Biológicas como sujeitos, elegendo as entrevistas semiestruturadas como abordagem. Devido ao fato de a temática apresentar-se relativamente recente entre os trabalhos por nós levantados, acatamos a pesquisa exploratória como percurso metodológico. Tratamos os dados obtidos através da tematização proposta por Fontoura (2011b) e os depoimentos dos 06 (seis) docentes foram analisados a fim do estabelecimento dos resultados, que demonstraram a naturalidade do uso das TICs no Ensino de Ciências como recursos para a veiculação de imagens e vídeos, apresentando por parte de alguns, apropriações voltadas a autoria e a criticidade. Não houve destaque por parte dos colaboradores para a presença das TICs em seus processos formativos. A opção pelo estudo com egressos nos evidenciou algumas das ações praticadas pela universidade e abriu espaços de observação das metodologias pedagógicas empregadas nas salas de aula.
Abstract: The employment opportunities of information and communication technologies (ICTs) as methodology in science education are the theme of this research. To structure it theoretically it was dismembered in topics that analyzed the socio-cultural context in which these technologies have emerged and been consolidated as resources facilitators of human life. We address the requirements of cognitive capitalism, the role of the school and the learning modalities and language emerged from the Cyberculture (LEVY 1999) marked by decentralization of knowledge and by the Constitution of knowledge mosaic (MARTÍN-BARBERO, 2014) of which young people are provided with the access in educational spaces. We dialogue with Carlos Marcelo Garcia, Paulo Feire, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Menga Ludke and Luiz Alberto Boing about training, professional development and professional components of teaching and the viable ICTs influences in these areas. On a route more specific, we headed to the Faculty of Teacher Training (FFP) linked to the Rio de Janeiro State University (UERJ) and the teachers graduates in biological sciences as subjects, electing the semi-structured interviews as approach. Due to the fact the subject get introduced relatively recent work for us, we took the exploratory research as a methodological path. Data obtained was analyzed through the thematization as proposed by Fontoura (2011b) and the statements of 06 (six) teachers were analyzed in order to establish the results, which showed the ease of use of ICTs in science education as resources for showing images and videos, showing by some, appropriations to authorship and criticality. There was no emphasis on the part of employees to the presence of ICTs in their formative processes. The option for a study with graduates high lightened some of the actions developed by the University and opened spaces for observation of pedagogical methodologies employed in classrooms.
Palavras-chave: Information and Communication Technologies (ICTs)
Science Teaching
Teachers Professional Development
Graduates
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino de Ciências
Formação de Professores
Desenvolvimento Profissional Docente
Egressos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9974
Data de defesa: 27-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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