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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo de caso sobre o Projeto Amo Salgueiro em São Gonçalo (RJ): histórias e memórias de vinte anos de formação cultural em São Gonçalo
Título(s) alternativo(s): A case study on the Project Love Salgueiro in São Gonçalo (RJ): Stories and Memories of twenty years of Cultural Education in São Gonçalo
Autor: Nascimento, Rejane Baptista do 
Primeiro orientador: Tavares, Maria Tereza Goudard
Primeiro coorientador: Oliveira, Elaine Ferreira Rezende de
Primeiro membro da banca: Alvarenga, Márcia Soares de
Segundo membro da banca: Proença-lopes, Leandro de
Terceiro membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Resumo: A Pesquisa foi desenvolvida em uma instituição da sociedade civil, denominada Associação Comunitária Projeto Amo Salgueiro (PAS), localizada no Complexo do Salgueiro, região metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo principal da dissertação é o de compreender a atuação desta associação, nas trajetórias de pessoas oriundas dessa região e o impacto da produção cultural nesse ambiente de educação não formal. O referencial teórico usado na pesquisa trata da cultura da classe trabalhadora e seu papel nos processos de reprodução e superação das desigualdades sociais (BOURDIEU, 1997, 2008; FREIRE, 1997, 2005, 2014; GRAMSCI, 1991, 2000, 2004). Bourdieu trouxe um entendimento da contribuição de diferentes instituições, principalmente a escola, para uma reprodução da cultura de classe dominante. Apoio-me em Gramsci (1989) para pensar a relação da cultura, no que diz respeito à criação de uma ideologia que ajuda uma classe a ter hegemonia sobre a outra, sentida fortemente na vida cotidiana dos pobres trabalhadores do Salgueiro, parte da classe dominada de uma periferia urbana. Freire auxilia a pensar como a cultura popular, traduzida numa Pedagogia da Margem, pode ser contra-hegemônica, experimentada e recriada no diálogo com a cultura local. Desse modo os dados da pesquisa foram construídos por meio de levantamento de literatura, estudo de caso, pesquisa documental e entrevistas com educadores sociais e coordenadores que participam das atividades desenvolvidas no Projeto Amo Salgueiro, o PAS.
Abstract: The research was developed in an institution of civil society, called Community Association Project Love Salgueiro (PAS), located in the Complexo do Salgueiro, metropolitan region of Rio de Janeiro. The main purpose of this work is to understand the role of this association in people trajectories from the northern region and the impact of cultural production in this non-formal education environment. The theoretical framework used in the research deals with the culture of the working class and its role in reproduction and overcoming social inequalities (Bourdieu 1997, 2008; FREIRE, 1997, 2005, 2014; Gramsci, 1991, 2000, 2004). Bourdieu brought an understanding of the contribution of different institutions, especially schools, for a reproduction of the dominant class culture. Use Gramsci (1989) to consider the relationship of culture, regarding the creation of an ideology that helps a class to have hegemony over the other, strongly felt in everyday life of the working poor Willow, of the dominant class in the periphery urban. Freire helps to think how popular culture, reflected in a margin of Pedagogy, can be counter-hegemonic, experienced and recreated in dialogue with the local culture. Thus the survey data were constructed through literature survey, case studies, desk research and interviews with social educators and coordinators participating in the activities developed in Project Love Salgueiro, PAS.
Palavras-chave: Community Association Project Love Salgueiro (PAS)
Crop production in urban peripheries
Organized civil society
Associação Comunitária Projeto Amo Salgueiro (PAS)
Produção de cultura em periferias urbanas
Sociedade civil organizada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9975
Data de defesa: 28-Jun-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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