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Tipo do documento: Dissertação
Título: Nas margens do direito à educação: o enlace entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial no município de Itaboraí/RJ
Autor: Freitas, Márcia da Silva 
Primeiro orientador: Alvarenga, Márcia Soares de
Primeiro membro da banca: Ventura, Jaqueline Pereira
Segundo membro da banca: Ribetto, Anelice Astrid
Terceiro membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Resumo: Esta dissertação trata-se de uma pesquisa referente a inter-relação entre Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial no campo do direito à educação em seu caráter de política pública. Encontramos nessas modalidades de ensino situações que reafirmam seu caráter duplamente excludente: ambas têm como escopo a responsabilidade de incluir aqueles que estiveram à margem do direito à educação. A pesquisa foi desenvolvida tendo como campo o município de Itaboraí - RJ. Pautadas na defesa pelo direito à educação de acordo com as legislações vigentes, defendemos a educação como um direito inerente a todos os cidadãos, conforme determina a Constituição Federal, promulgada em 1988. Sendo assim, a dissertação tem por principal objetivo investigar, no âmbito das políticas públicas, as ações do poder púbico para garantir o direito à educação de jovens e adultos com deficiência, analisando os modos pelos quais se realiza o enlace entre as duas modalidades no município pesquisado. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, sem desconsiderar dados quantitativos atualizados trazidos pelo Ministério da Educação, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí e através de entrevistas semiestruturadas realizadas para os fins da pesquisa em referência com componentes das Equipes Diretivas, professores e funcionários de Unidades Escolares e com profissionais que atuam na Secretaria de Educação. Nesse sentido, os procedimentos metodológicos utilizados durante a elaboração da pesquisa foram:análise documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas.
Abstract: This dissertation is a research about the interrelation between the modalities of Young Learners and Adults Education and Special Education in the context of education as a right in its character of public policy. In those modalities of education we find situations that reaffirm their character which is doubly exclusionary: both have a responsibility to include those who were historically sidelined from the education as a right. This research had been developed in the municipality of Itaboraí - RJ. Taking into account the official view of education policy, especially from the Brazilian Federal Constitution of 1988, we defend the right to education for all citizens. As such, the main purpose of this dissertation is to study the implementation of actions by the public authorities, in the context of public policies, to ensure that young people and adults with disabilities receive their right to education, and analyze the ways in which the link between these two modalities happen in the researched municipality. Although the research presents some quantitative approaches, its main purpose was a qualitative analysis of updated information coming from the Brazilian Ministry of Education, from the City Department of Education and Culture of Itaboraí and through semi-structured interviews with School Leaders, teachers and others educational professionals. In this sense, the methodological procedures used to reach the proposed objectives were: analysis of documents, field research and semi-structured interviews.
Palavras-chave: Young Learners and Adults Education
Special Education
Public Policies and Education
Right to Education
Educação de Jovens e Adultos
Educação Especial
Políticas Públicas e Educação
Direito à Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: FREITAS, Márcia da Silva. Nas margens do direito à educação: o enlace entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial no município de Itaboraí/RJ. 2015. 1 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9978
Data de defesa: 31-Jul-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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