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Tipo do documento: Dissertação
Título: O desafio educacional em Florestan Fernandes: contribuições para um projeto de educação democrática para a sociedade brasileira
Título(s) alternativo(s): El desafío educacional en Florestan Fernandes: contribuciones para un proyecto de educación democratizada para la sociedad brasileña
Autor: Couto, Ingrid Ribeiro 
Primeiro orientador: Frigotto, Gaudêncio
Primeiro membro da banca: Deluiz, Neise
Segundo membro da banca: Mauricio, Lúcia Velloso
Terceiro membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Resumo: O objetivo deste trabalho é colaborar com o debate da educação pública no Brasil, tendo como referência o pensamento de Florestan Fernandes, nas décadas de 40/50/60. Tal pensamento conferiu à educação escolar o estatuto de elemento fundamental no processo de democratização social, econômica, política e cultural da sociedade brasileira, através da preparação moral e ética dos homens para fundar, fortalecer e/ou alargar os princípios democráticos. Reconhecendo os avanços no campo da educação trazidos com a República, sobretudo relativo à expansão quantitativa do ensino público, ponderou que esta não teve sucesso na esfera pedagógica, pois esbarrou nas limitações históricas, egoísticas e individualistas de nossa burguesia, sendo uma delas o apego a uma modalidade de ensino que identificava a escola com a manutenção de privilégios seculares. Em Florestan Fernandes, a realização da sociedade democrática só seria possível a partir da democratização da escola pública e da apropriação da maior soma de conhecimentos por todos. Nesta dissertação, estruturada sobre pesquisa bibliográfica envolvendo parte dos textos de Florestan Fernandes sobre a educação no Brasil, apresentamos contribuições do sociólogo Florestan Fernandes para a compreensão do que ele chamou de desafio educacional brasileiro, nas décadas de 1940, 1950 e 1960, buscando evidenciar a correlação entre suas formulações e os contextos de luta educacional dos quais ele participou. Assim como, procuramos destacar a relevância do papel do professor, na perspectiva do autor, como agente de transformação da educação pública, a partir da politização do seu horizonte intelectual, tendo em vista a ampliação e a universalização do uso da educação escolarizada, com vistas a um processo de renovação cultural que conduzirá a novos padrões sociais, mais comprometidos com a autonomia e dignidade humana.
Abstract: El objetivo de este trabajo es colaborar con el debate acerca de la educación pública en Brasil, teniendo como referencial el pensamiento de Florestan Fernandes, en las decadas de 40/50/60. Dicho pensamiento confirió a la educación escolar, el estatuto de elemento fundamental en el proceso de democratizacion social, economica, politica, cultural de la sociedad brasileña, a través de la preparación moral y ética de los hombres para fundar, fortalecer y/o expandir los principios democráticos. Reconociendo los avances en el ambito de la educación traidos junto a la Republica, sobretodo en lo relativo a la expasión cuantitativa de la enseñanza publica, ha ponderado que esta no ha tenido suceso en la esfera pedagogica, pues se choca con las limitaciones historicas, egoistas y individuales de nuestra burguesia, siendo una de ellas el apego a una modalidad de enseñanza que identifica la esculea con el mantenimiento de privilegios seculares. En Florestan Fernandes, la realización de la sociedad democratica solamente seria posible a partir de la democratización de la escuela publica y de la apropiación de la maior suma de conocimientos por todos. En esta disertación, estructurada acerca de la investigación bibliográfica que comprende parte de los textos de Florestan Fernandes acerca de la educación en Brasil, presentamos contribuciones del sociólogo Florestan Fernandes para la comprensión de lo que el llamó desafío educacional brasileño, en las décadas de 1940, 1950 y 1960, buscando evidenciar la correlación entre sus formulaciones y los contextos de la lucha educacional de las cuales el ha participado. Asi como, buscamos destacar la importancia de la función del profesor, en la perspectiva del autor, como agente de transformación de la educación pública, a partir de la politización de su horizonte intelectual, teniendo en cuenta la ampliación y la universalización del uso de la educación escolar, mirando hacia un proceso de renovación cultural que llevará a nuevos padrones sociales, más comprometidos con la autonomia e dignidade humanas.
Palavras-chave: Florestan Fernandes
Sociología aplicada
Educación
Florestan Fernandes
Sociologia aplicada
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9980
Data de defesa: 31-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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