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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9983
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O que narram professores e professoras sobre seu processo de formação docente? da formação inicial às experiências cotidianas |
Título(s) alternativo(s): | Narrativa de profesores sobre su proceso de formación docente: de la formación inicial a las experiencias cotidianas |
Autor: | Gama, Daniele de Almeida |
Primeiro orientador: | Araújo, Mairce da Silva |
Primeiro membro da banca: | Aragão, Ana Maria Falcão de |
Segundo membro da banca: | Bragança, Inês Ferreira de Souza |
Terceiro membro da banca: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Resumo: | O presente estudo, de cunho qualitativo, teve por objetivo investigar em quatro memoriais de formação possíveis interrelações entre experiências cotidianas e o processo de formação docente, a partir das narrativas de professoras e professores da Educação Básica. Para realizar esta reflexão algumas questões preliminares subsidiaram a investigação: O que professoras e professores narram sobre seu processo de formação docente? Que interrelações estabelecem entre as experiências docentes cotidianas e o processo de formação? Em que medida os acontecimentos cotidianos são percebidos como experiências formativas? O que enfatizam ou deixam de enfatizar em seus memoriais de formação? Para responder a estas indagações tomei como ponto de partida a produção de meu próprio memorial de formação e, a partir dele, dialoguei com outros três memoriais de formação e com reflexões sobre a prática cotidiana contidas em dissertações de um professor e duas professoras que concluíram suas pesquisas do curso de Mestrado em Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro FFP/UERJ. A opção por eleger memoriais de formação como fonte de pesquisa teve como aporte as discussões acumuladas, no campo da formação, mais recentemente, por Bragança e Maurício (2008), Prado e Soligo (2005), Marçal (2009) e Araujo e Morais (2013) que defendem a escrita do memorial como uma possibilidade de formação. As reflexões produzidas no diálogo com os memoriais de formação, tendo a própria prática docente como objeto de investigação, confirmam a fertilidade do movimento reflexivo como exercício de (auto) formação. A investigação valorizou os saberes produzidos no cotidiano escolar como espaço/tempo Alves (1999), Oliveira (2008) de formação e a importância do outro nos processos formativos. |
Abstract: | El presente estudio, de carácter cualitativo, tuvo como objetivo investigar en memoriales de formación posibles interrelaciones entre experiencias cuotidianas y el proceso de formación docente, a partir de las narrativas de profesoras y profesores de la Educación Básica. Para realizar esta reflexión algunas cuestiones preliminares subsidiaran a la investigación: ¿Qué es lo que las profesoras y los profesores narran sobre su proceso de formación docente?¿Cuáles interrelaciones establecen entre las experiencias docentes cuotidianas y el proceso de formación? ¿En cuál medida los acontecimientos cuotidianos son percibidos como experiencias formativas? ¿Qué es lo que enfatizan o dejan de enfatizar en sus memoriales de formación? En el intento de responder a estas indagaciones he tomado como punto de partida la producción de mi propio memorial de formación y a partir de él dialogué con otros tres memoriales de formación y con reflexiones sobre la práctica cuotidiana contenidas en disertaciones de un profesor y dos profesoras que concluyeron sus investigaciones del curso de Maestría en Educación de la Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro FFP/UERJ.La opción por elegir memoriales de formación como fuente de estudio tuvo como aporte las discusiones acumuladas, en el campo de formación, más recientemente, por Bragança y Mauricio (2008), Prado y Soligo (2005), Marçal (2009) y Araujo y Morais (2013) que defienden la escrita del memorial como una posibilidad de formación, estando la propia práctica docente como objeto de investigación, confirman la fertilidad del movimiento reflexivo como ejercicio de (auto) formación. La investigación valoró los saberes producidos en el cuotidiano escolar como espacio/tiempo Alves (1999), Oliveira (2008) de la formación y la importancia del otro en los procesos formativos. |
Palavras-chave: | Formación docente Narrativa Memoriales de formación Cuotidiano escolar Formação docente Narrativas Memorial de formação Cotidiano escolar |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9983 |
Data de defesa: | 27-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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