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Tipo do documento: Dissertação
Título: Disputas de sentidos sobre Autonomia e sua expressão político-pedagógica no Projeto Autonomia Carioca (PAC) e sua expressão na rede municipal do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Sense disputes about Autonomy and its political-pedagogic expression in the Projeto Autonomia Carioca (PAC) in Rio de Janeiro Municipal Government
Autor: Martins, Gabriela Marins de Menezes 
Primeiro orientador: Alvarenga, Márcia Soares de
Primeiro membro da banca: Silva, Alessandra Nicodemos Oliveira
Segundo membro da banca: Oliveira, Elaine Ferreira Rezende de
Terceiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Resumo: A presente dissertação tem como problema de pesquisa o Programa Autonomia Carioca (PAC) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do município do Rio de Janeiro, desde o ano de 2010. O problema da pesquisa foi construído ao interrogarmos sobre limites e possibilidades de um Programa contribuir para autonomia dos estudantes do Ensino Fundamental para os quais o PAC é dirigido, tendo como principal objetivo a correção da distorção idade-série. Considerando que o PAC veio a ser formulado em parceria com a Fundação Roberto Marinho com ações que envolveram, entre outras, a produção de material didático para as turmas envolvidas no Programa, propomos como objetivos: confrontar os sentidos de autonomia entre a perspectiva de freireana e a perspectiva do PAC; analisar a ocorrência de disputas de sentidos sobre a palavra autonomia entre professores envolvidos no projeto e os documentos do PAC, em específico, o material didático de Ensino de História. A fundamentação teórica da pesquisa foi ancorada, entre outras, nas contribuições de Paulo Freire, Mikhail Bakhtin. Tendo como recorte o funcionamento do Projeto Autonomia no Ciep Operário Vicente Mariano, localizado no Complexo da Maré, zona oeste do Rio de Janeiro. Por tratar-se de pesquisa de caráter qualitativo, do ponto de vista metodológico, realizamos levantamento e análise do Caderno de Metodologia da Fundação Roberto Marinho e o material didático de Ensino de História, sendo este último cotejado pelas vozes de professoras entrevistadas que participaram do PAC. Destacamos, em nossas conclusões finais que o PAC trata-se menos de um projeto que busca potencializar a autonomia dos estudantes, sendo mais um projeto de correção de fluxo idade-série, sendo que o material didático do Ensino de História oferece aos estudantes um universo histórico limitado à inserção ao trabalho simples.
Abstract: This dissertation has as its main research problem "The Projeto Autonomia Carioca (PAC)" which has been developed by the Municipal Education of the City of Rio de Janeiro since 2010. The research problem was built to question about the limits and possibilities of a program contributing for elementary students' autonomy which the PAC is headed for, having as main goal the correction of age-grade. Due the PAC was formulated in partnership with the Roberto Marinho Foundation, within actions involving, among others, educational materials' production headed to classes involved in the program, we propose the following objectives: confronting the sense of autonomy among Freire's perspective and the PAC´s one; analyze the occurrence of way disputes about the word autonomy among teachers involved in the project and the documents of the PAC, specifically, the History teaching didactic material. The theoretical basis of the research was anchored, among others, in the contributions of Paulo Freire, Mikhail Bakhtin. As an example of this¸the running of the Autonomy Project in Ciep Operário Vicente Mariano, located in the Complexo da Maré, west of Rio de Janeiro. For being a qualitative study from a methodological point of view, we conducted a survey and analysis of the Roberto Marinho Foundation methodology book and History teaching educational materials, the latter being confronted by the interviewed teachers' voices who, take part in the PAC's program. We emphasize in our conclusions that the PAC is a less project that seeks to enhance the autonomy of the students, with another age-grade flow correction project. On the other hand, the History Teaching didactic material offers students a history universe limited to the simple work insertion.
Palavras-chave: Carioca Autonomy Project
PAC
Autonomy
Autonomy Senses
History. Teaching
Public and Education Policies
Projeto Autonomia Carioca. PAC. Autonomia. Sentidos da Autonomia. Ensino de História. Políticas Públicas e Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9984
Data de defesa: 23-Jun-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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