Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9985
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecendo encontros e ensaiando processos para estar juntos na educação: Entre uma professora transitante e outros desconhecidos
Título(s) alternativo(s): Weaving encounters and rehearsing processes to be together in education: Between a transient teacher and other strangers
Autor: Silva, Rafaela Corrêa 
Primeiro orientador: Ribetto, Anelice Astrid
Primeiro membro da banca: Skliar, Carlos Bernardo
Segundo membro da banca: Souza, Cristiana Callai de
Terceiro membro da banca: Dias, Rosimeri de Oliveira
Resumo: Esta escrita-dissertação ensaia um narrar-compor de um processo de tessitura dos encontros entre uma professora transitante e outros desconhecidos. A intenção é tentar narrar implicadamente essas travessias, esses traçados, chamados de compassos-descompassos-atravessados que se criam nos encontros entre gentes (professores e alunos às vezes chamados de pessoas com deficiências) atentos à afetação da vida. Um Encontro com o outro, nomeado Nickolas. Outro Encontro com o desconhecido e a imprevisibilidade de pessoas diagnosticadas no Transtorno do Espectro Autista. Um Outro Encontro e a produção de experiências, conhecimentos e gestos comumente invisíveis na Sala de Recursos Multifuncionais. A escolha desta pesquisa se deu nas brechas e nas dobras de um movimento de vida, perpassados nos caminhos do trabalho docente e da entrada efetiva na rede pública de ensino. Os entre-lugares e campos problemáticos que reverberam na pesquisa foram se apresentando transitórios dando um caráter de movimento e deslocamento de territórios considerados confortáveis de escrita. Na perspectiva de transitar, adotamos uma política de escrita outra, assumindo outros modos de escrever-se e escrever-me, com a produção de cartas, presença de outras escritas poéticas, artísticas, musicais, imagéticas e fotográficas que ajudam a compor a experiência possível e, principalmente, como me proponho a nomear, o "Caderno de Escritas e Deslocamentos", ferramenta importante na cartografia dos processos. Um "entre escrever", tocar-se, deslocar-se. Uma pesquisa e uma escrita outra, com atenção a um trabalho intimamente ligado à abertura do grau de visibilidade, com outros modos de ver, sentir e conviver com aquele que vem de um lugar onde a ausência o define. Pesquisar, contar de um outro lugar, a relação de alteridade que reverbera em gestos e que podem ser expressão deste estar juntos na educação.
Abstract: This dissertation represents a narration-composition of the meetings between a transient teacher and others unknown. The intention is to narrate impliedly these crossings, these traces, called "compasses-mismatches-crossed" that are created in the meetings between people (teachers and students - sometimes called people with disabilities) attentive to the affectation of life. A Meeting with other, named Nickolas. Another Meeting with the unknown and the unpredictability of people diagnosed with Autism Spectrum Disorder. Another Meeting and the production of commonly invisible experiences, knowledge and gestures in the Multifunctional Resources Room. The choice of this research took place in the gaps and folds of a life in movement, perpassed in the ways of teaching and of the effective entrance in the public education system. Those "between places" and problematic fields that reverberated in the research were presenting themselves transient giving a character of movement and displacement of territories considered comfortable for writing. In the perspective of transiting, we adopt a different writing policy, assuming other ways of writing itself and of writing myself, with the production of letters, the presence of other poetic, artistic, musical, imagery and photographic writings that help to compose the possible experience and, especially, as I decided to name it, the Notebook of "Writings and Displacements", an important tool in the mapping of processes. A"between writing", touching, moving.A research and a unusual writing, with attention to a work closely linked to the opening of the degree of visibility, with other ways of seeing, feeling and coexisting with ones that comes from a place where absence defines them. To seek, to tell from another place, the relation of alterity that reverberates in gestures and that can be expression of this "being together" in education.
Palavras-chave: Special Education
Cartography
Otherness
Transitingteacher
Educação Especial
Cartografia
Alteridade
Professora transitante
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9985
Data de defesa: 16-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Rafaela Silva.pdf1,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.