Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9988
Tipo do documento: Dissertação
Título: Circo sem lona: por uma pedagogia do risco de acontecer
Título(s) alternativo(s): Circus Without Canvas: By a pedagogy of risk of happening
Autor: Moura, Helio Eduardo Silva de 
Primeiro orientador: Dias, Rosimeri de Oliveira
Primeiro membro da banca: Ribetto, Anelice Astrid
Segundo membro da banca: Carvalho, Rosa Malena de Araújo
Resumo: O presente trabalho tem como contorno o risco, o risco que se contrapõe ao seguro, ao estabelecido, o risco de transformar a escola em lugar de acontecimentos alegres. Tem como campo de análise e de intervenção as aulas de Educação Física na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), no acompanhamento da construção de três apresentações ginástico-circenses na Escola Técnica Estadual Henrique Lage, no município de Niterói, Rio de Janeiro, no ano de 2015. Ao analisar os processos das apresentações, pretendemos cartografar a construção de novas subjetividades no cenário pedagógico para tentar responder se é possível uma pedagogia sem centralização. Além da cartografia das apresentações, faremos uma cartografia conceitual tomando os estudos da produção do conceito de corpo em Friedrich Nietzsche; a genealogia e conceito de dispositivo em Michel Foucault; a nova anatomia do poder nas sociedades de controle em Gilles Deleuze; o conceito educação menor de Silvio Gallo; a ideia do mestre ignorante de Jacques Rancière; a TAZ de Hakim Bey; e pesquisadores da educação física brasileira como Carmen Lúcia Soares, Edivaldo Góis Junior, Gilbert Costa Coutinho e Vitor Andrade de Melo. Há questões que nos movem nesta pesquisa: há ou não possibilidade de uma escola pública constituir um cenário libertário, apostando em uma prática insurgente? Como forjar uma prática despedagogizante no interior de uma instituição que historicamente propõe relações hierárquicas com o conhecimento? Nossa aposta, com esta pesquisa, é dar a ver o Circo sem lona como uma proposta de educação física afirmativa de práticas libertárias que provoquem novas subjetividades e singularidades no espaço escolar.
Abstract: This work talks about the risk that is opposite what is safe, of what is established, the risk to transform the school into a place of happy happenings. The field of awalyis and intervention is Physical Education classes at Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), in the follow-up of the preparation for three gymnastic-circus presentations at Escola Técnica Estadual Henrique Lage, in Niterói city, Rio de Janeiro, in 2015. Analyzing the processes of the presentations, we intend to map the development of new subjectivities in the pedagogical scenario to try to answer if it pedagogy without centralization is possible. Besides the cartogaphy of the presentation, we will make a conceptual cartography considering the studies of the production of body concept by Friedrich Nietzsche, the genealogy and the concept of device by Michel Foucault; the new anatomy about the power in the societies of control by Gilles Deleuze; the concept of minor education by Silvio Gallo, the idea of ignorant schoolmaster by Jacques Rancière, the TAZ (Temporary Autonomous Zone) by Hakim Bey and researchers of the Brazilian Physical Education like Carmen Lúcia Soares, Edivaldo Góis Junior, Gilbert Costa Coutinho and Vitor Andrade de Melo. There are some matters that move us ahead in this research: is there or not the possibilities of a public school make a libertarian scenery, betting on an insurgent practice? How to suppose a ´´non-pedagogic`` practice in an institution that historically proposes hierarchical relations on knowledge? Our bet with this research is presenting the Circus Without Canvas as an affirmative Physical Education proposal of libertarian practices that causes new subjectivities and uniqueness at school.
Palavras-chave: Physical Education
Non-pedagogic Practice
Circus Practices
Body
Libertarian Education
Educação Física
Despedagogização
Práticas Circense
Corpo
Educação Libertária
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MOURA, Helio Eduardo Silva de. Circo sem lona: por uma pedagogia do risco de acontecer. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9988
Data de defesa: 22-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Helio Moura.pdf1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.