Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9989
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais
Título(s) alternativo(s): Schooling trajectories of youth in Nova Friburgo: with the word the young rural
Autor: Pinheiro, Lívia Galete Braga 
Primeiro orientador: Mauricio, Lúcia Velloso
Primeiro membro da banca: Oliveira, Elaine Ferreira Rezende de
Segundo membro da banca: Silva, Waldeck Carneiro da
Terceiro membro da banca: Najjar, Jorge Nassim Vieira
Quarto membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Resumo: Frente às dificuldades de se observar a escola como um espaço voltado para a construção e formação de um público específico de procedência rural, este trabalho pretende por meio de um estudo de caso de um Colégio Estadual, localizado na cidade de Nova Friburgo, investigar aspectos das trajetórias escolares de jovens de comunidades rurais. Cabe ressaltar que, privilegio a análise de trajetórias de jovens que estudam numa escola caracterizada como urbana, mas que recebe um público rural com anseios e objetivos divergentes daqueles oriundos das áreas urbanas. Investigo a escolarização desses jovens por meio de autores da Sociologia da Educação, como Pierre Bourdieu e Daniel Thin a fim de compreender a reprodução das desigualdades sociais em suas trajetórias escolares e busco compreende-las com o auxílio de trabalhos acerca das juventudes brasileiras. Para isto, trago trabalhos de Paulo Freire, Maria José Carneiro, Anita Brumer e o estudo de Valadares et al. Traço um paralelo com a visão dos jovens entrevistados sobre a vida no meio rural e sobre a experiência de estudar em uma escola urbana, apresentando suas expectativas e medos em relação ao futuro.
Abstract: Facing the difficulties of observing the school as a space facing the construction and formation of a specific audience of rural origin, this work intends to through a case study of a State College, located in the town of Nova Friburgo, investigate aspects of the school trajectories of young people from rural communities. It is noteworthy that privilege analysis of trajectories of young people who study at a school characterized as urban, but receiving a rural public concerns and divergent objectives of those from urban areas. Investigate the education of these young people through the authors of Sociology of education, such as Pierre Bourdieu and Daniel Thin in order to understand the reproduction of social inequalities in their school careers and seek understand them with the aid of works about the Brazilian youths. For this, bring the work of Paulo Freire, Maria José Carneiro, Anita Brumer and the study of Valadares et all. Trace a parallel with the vision of young people interviewed about life in rural areas and about the experience of studying in an urban school, showing their expectations and fears about the future.
Palavras-chave: Rural youth
Young school trajectories
Social inequality
Income inequality
Jovens rurais
Trajetórias escolares de Jovens
Desigualdade Social
Desigualdades de rendimentos escolares
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: PINHEIRO, Lívia Galete Braga. Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9989
Data de defesa: 19-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Livia Galete.pdf1,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.