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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Teaching Sociology and Information Society: Analysis and challenges of the Sociology curriculum in the Normal Teaching of the State of Rio de Janeiro
Autor: Bourguignon, Marco Antonio Monteiro 
Primeiro orientador: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Primeiro membro da banca: Rangel, Sonia de Oliveira Camara
Segundo membro da banca: Julião, Elionaldo Fernandes
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise e uma reflexão de questões vinculadas à construção do currículo do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, tomando como recorte específico o Currículo Mínimo do Curso Normal do estado do Rio de Janeiro. Uma das principais preocupações consiste em abrir uma discussão sobre a sua relação com a sociedade contemporânea, sobretudo se considerarmos a grande complexidade social, econômica e cultural em que estamos inseridos, como apontam as proposições de Bell (1996), Castells (2010) e Schaff (1995), entre outros teóricos que a definem como a Sociedade da Informação . Tal cenário desafia os pesquisadores a refletir sobre como transmitir os conhecimentos das ciências de referências aos jovens, mediante a liquidez das relações sociais (BAUMAN, 2001) e a volatilidade das informações armazenadas e transmitidas pela tecnologia da informação e comunicação. A concepção da expressão Sociedade da Informação não pode ser pensada separadamente dos processos de legitimidade das sociedades capitalistas e do atual papel das políticas dos Estados Nacionais. As mobilizações, na generalidade dos discursos e das análises, levam em direção ao alcance a designada sociedade do conhecimento. Por isso muitos teóricos da Sociedade da Informação invocam os sistemas educativos e a escola como parte do processo de mudança.
Abstract: The present work has as objective to make an analysis and reflection of questions related to the construction of the curriculum of the Teaching of Sociology in High School, taking as a specific cut the Minimum Curriculum of the Normal Course of the state of Rio de Janeiro. One of the main concerns is to open a discussion about its relationship with contemporary society, especially considering the great social, economic and cultural complexity in which we are inserted, as the proposals of Bell (1996), Castells (2010) and Schaff (1995), among other theorists who define it as "the Information Society". This scenario challenges the researchers to reflect on how to transmit the knowledge of the reference sciences to young people through the liquidity of social relations (BAUMAN, 2001) and the volatility of information stored and transmitted by information and communication technology. The concept of the expression Information Society can not be thought separate from the processes of legitimacy of capitalist societies and the current role of National State policies. The mobilizations, in general discourse and analysis, lead towards the so-called knowledge society, so many Information Society theorists invoke education systems and school as part of the process of change.
Palavras-chave: Sociology Teaching
Information Society
Curriculum
Education
Ensino de Sociologia
Sociedade da Informação
Currículo
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: BOURGUIGNON, Marco Antonio Monteiro. Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9993
Data de defesa: 31-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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