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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação ambiental no curso técnico em meio ambiente integrado ao nível médio (IFMT/Campos Bela Vista): percepção dos professores
Autor: Ferreira Filho, Paulino 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Mauricio, Lúcia Velloso
Segundo membro da banca: Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Terceiro membro da banca: Pereira, Elienae Genesia Correa
Resumo: Considerando que os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia têm dentre suas finalidades e características preservar o meio ambiente, entendemos a importância por compreender como a EA tem sido abordada nos mais diversos cursos da Instituição. O presente trabalho traz um estudo sobre como a Educação Ambiental (EA) é contemplada no Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Nível Médio, IFMT/Campus Bela Vista. Levantamos dados sobre a formação dos professores em EA, da formação inicial e continuada, e na maneira como os mesmos compreendem seu trabalho em sala de aula referente a tal assunto. Adotamos aqui uma vertente Crítica de EA, na qual o sujeito é chamado a assumir suas responsabilidades com a natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram analisados pelo método da Tematização de acordo com Fontoura (2011). Inicialmente aplicamos, com objetivo de levantar dados pessoais e profissionais dos participantes, um Questionário de Caracterização Docente, em um Curso que estava em fase de implantação com 03 turmas semestrais vigentes em 2017/1. Já a 2ª etapa foi realizada com um levantamento dos Planos de Ensino, com objetivo de levantar termos que remetessem as questões ambientais. Em relação ao Questionário de Caracterização Docente, observamos a ocorrência de 34 disciplinas obrigatórias, ministradas por um total de 29 professores, que de forma unânime, participaram da pesquisa. Observamos que 22 professores, cada qual à sua maneira, teve um momento de formação em EA. Já em relação aos Planos de Ensino, recebemos um total de 31 Planos de Ensino das 34 disciplinas e observamos termos referentes à EA em 14 deles. O tema importância do recurso água foi o mais recorrente. Concluímos assim que alguns professores trabalham EA, mas no discurso de alguns não houve ainda uma apropriação do que venha a ser isso. Talvez por julgar que não seja algo específico de sua disciplina afirmam que não abordam, mas concordam que a responsabilidade por trabalhar o assunto seja de todos. O interessante é que esse trabalho em sala de aula já ganhou espaço em documentos norteadores do trabalho docente, como os Planos de Ensino. No nosso entendimento isso revela uma grande clareza e necessidade sobre essa questão. Para os que relatam nunca ter tido qualquer formação em EA faz-se premente a necessidade de formas de criar esse vínculo. Isso pode se dar através do incentivo à formação continuada, na oferta de cursos das mais variadas formas e carga horária além do estímulo ao trabalho interdisciplinar, seja entre docentes de um mesmo curso ou de cursos diferentes. Concluímos que os professores abordam a EA em seu cotidiano, alguns de forma disciplinar; outros já conseguiram desenvolver laços interdisciplinares. Por motivos não explicitados totalmente, alguns professores não se assumiram ainda como educadores ambientais.
Abstract: Considering that the Federal Institutes of Education, Science and Technology have among their purposes and characteristics to preserve the environment, we understand the importance of understanding how EE has been approached in the most diverse courses of the Institution. This workpaper presents a study about how Environmental Education (EE) is contemplated in the Technical Course on Integrated Environment at the High School Level, IFMT / Campus Bela Vista. We have collected data on teachers' training in EE, initial and continuing education, and the way they understand their classroom work in this area. We adopt here a Critical strand of EE, in which the subject is called to assume his responsibilities with nature. This is a qualitative research whose data were analyzed by the thematization method according to Fontoura (2011). At first, we applied a questionnaire for teacher characterization, in order to collect personal and professional data from the participants, in a Course that was in the implementation phase with 03 semester classes in 2017/1. The second step was carried out with a survey of the Teaching Plans, aiming to raise terms that refer to environmental issues. Regarding the teacher characterization questionnaire, we observed the occurrence of 34 compulsory subjects, taught by a total of 29 teachers, who unanimously participated in the research. We observed that 22 teachers, each in their own way, had a moment of training in EE. Regarding the Plans of Education, we received a total of 31 Plans of Education from the 34 disciplines and we observed terms referring to the EE in 14 of them. The importance theme of the water resource was the most recurrent. We conclude as soon as some teachers work EE, but in the discourse of some there has not yet been an appropriation of what will be this. Perhaps because they think it is not something specific to their discipline they say they do not approach it, but they agree that the responsibility for working on the subject belongs to everyone. The interesting thing is that this work in the classroom has already gained space in documents guiding the teaching work, such as the Teaching Plans. In our understanding this reveals a great clarity and necessity on this issue. For those who report having never had any training in EE, it becomes urgent the need for ways to create this link. This can be done through the encouragement of continuing education, the provision of courses of the most varied forms and workload in addition to stimulating interdisciplinary work, be it between teachers of the same course or of different courses. We conclude that teachers approach EE in their daily lives, some in a disciplinary way; others have already been able to develop interdisciplinary links. For reasons not fully explained, some teachers have not yet taken on the role of environmental educators.
Palavras-chave: Environmental education. Teacher training. Teaching practice. Technical education
Educação ambiental
Formação de professores
Prática docente
Ensino técnico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9997
Data de defesa: 5-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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