Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9999
Tipo do documento: Dissertação
Título: Investigando processos identitários das agentes auxiliares de uma creche no Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Investigating identity processes of the auxiliary staff in a nursery school in Rio de Janeiro
Autor: Ferreira, Lilian dos Santos 
Primeiro orientador: Tavares, Maria Tereza Goudard
Primeiro membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Segundo membro da banca: Prestes, Zoia Ribeiro
Terceiro membro da banca: Carreiro, Heloisa Josiele Santos
Resumo: A presente dissertação investigou processos identitários de quatro profissionais que atuam numa creche pública do município do Rio de Janeiro, tendo como pressuposto que, historicamente na Educação Infantil, em especial no trabalho em creches, é frequente a inserção de profissionais que não possuem a formação legal exigida para trabalhar com crianças, tanto de 0 a 3 anos, quanto de 4 a 6 anos. Estes sujeitos, que são principalmente mulheres, aprendem através de suas experiências práticas, sem necessariamente ter acesso aos fundamentos práticos e teóricos exigidos e necessários para embasar o trabalho que desenvolvem com as crianças. No município do Rio de Janeiro, a escolarização mínima exigida para as agentes auxiliares de creche estabelecida no último concurso promovido pela prefeitura no ano de 2007, ainda é o Ensino Fundamental, ou seja, não lhes são exigidos institucionalmente, a formação específica para atuação com crianças pequenas, reiterando, muitas vezes, a compreensão de que só amor seria suficiente para o trabalho profissional na creche. Nesse sentido, a pesquisa em tela ao investigar processos identitários das Agentes Auxiliares de uma Creche pública de periferia urbana, buscou compreender questões centrais da política de formação de profissionais de Educação Infantil na cidade do Rio de Janeiro: a constituição da formação dessas profissionais, as suas dificuldades no cotidiano de seu trabalho, como elas se sentem diante dos desafios que enfrentam quando lhes é exigido autonomia no trabalho pedagógico. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho participativo que dialogou com autores do campo dos estudos sociais da infância, tais como Aquino, Farias, Kramer, Rosemberg, Tavares e Vaconcellos, dentre outros, intencionando compreender a partir das narrativas de formação de quatro (4) profissionais de uma creche pública de periferia urbana, aspectos da constituição de seus percursos profissionais na área da Educação Infantil, bem como problematizar a função/formação destas agentes no cotidiano do seu trabalho na creche investigada.
Abstract: This dissertation investigated identitary processes of four professionals working in a public nursery school of the municipality of Rio de Janeiro, having as presupposition that historically in childhood education, in particular in the work at nursery schools, it is often the insertion of professionals who do not have the legal training required for working with children, both 0 to 3, and 4 to 6 years old.These professionals, mainly women, learn through their practical experiences without necessarily having any access to the required practical and theoretical foundations and then necessary to support the work they do with those children. In the city of Rio de Janeiro, the minimum education required for for auxiliary staff nursery established in the last contest sponsored by the city in 2007, it is still the elementary school, or not they are required institutionally, specific training to operate with small children, reiterating often the understanding that only "love" would be enough for professional work in the nursery.In this context, the frame of this research intended to investigate identity processes of Auxiliary Staff in a public nursery school in the urban suburb, as an attempt to understand the main issues in the professional training for Children Education policy in the city of Rio de Janeiro: the training constitution of these professionals, their difficulties in everyday work, how do they feel about the challenges they face when autonomy is required in their pedagogic work. In the theoretic-methodological point of view, this is a qualitative research, with a participative nature, that dialogue with social studies field authors of childhood, such as Aquino, Farias, Kramer, Rosemberg, Tavares and Vasconcellos, among others, intending to understand from the four formation of narratives (4) professionals from a public day care urban periphery, aspects of the constitution of their professional careers in the field of early childhood education, and discuss the function / training of these agents in their daily work routine in the investigated nursery school.
Palavras-chave: Nursery auxiliary staff
Child education
Formative processes in day care centers
Narratives training. Child educators training policies
Agentes auxiliares de creche
Educação infantil
Processos formativos em creches
Narrativas de formação
Políticas de formação de educadores de educação Infantil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: FERREIRA, Lilian dos Santos. Investigando processos identitários das agentes auxiliares de uma creche no Rio de Janeiro. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9999
Data de defesa: 30-Jul-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Lilian dos Santos Ferreira.pdf587,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.